Nova emissora de ondas curtas na Austrália

23 07 2017

Adrian M. Peterson

Surpreendendo a todos, uma estação comercial de ondas médias da Austrália obteve licença para retransmitir sua programação em paralelo na faixa de ondas curtas. Tal situação por parte de uma emissora comercial vai no sentido diametralmente oposto da ABC e Rádio Austrália, que desativou toda sua rede de estações de ondas curtas. O gerente da emissora 4KZ, de Innisfail, North Queensland, anunciou que o transmissor de ondas curtas seria inaugurado em Maio e levaria ao ar a programação a áreas despovoadas do interior do norte da península e do golfo.

Nos últimos anos, algumas poucas emissoras de ondas curtas de baixa potência foram inauguradas na Austrália, embora geralmente de hobistas e de forma esporádica. No período que antecedeu a II Guerra Mundial, um número significativo de estações amadoras transmitiram programação local em ondas curtas em horários irregulares. Em algumas ocasiões, o engenheiro da emissora retransmitia a programação de ondas médias com um transmissor radioamadorístico, o que acabou por evoluir para uma estação de ondas curtas propriamente dita.

O uso das ondas curtas para aumentar a área de cobertura de uma emissora de ondas médias é algo incomum nos dias atuais e, no caso da Austrália, ocorreu apenas em três ocasiões. Vejamos a história delas, com todos os eventos em ordem cronológica, que começaremos com duas estações planejadas e que nunca foram ao ar.

Em 1925, o Partido Trabalhista anunciou planos de estabelecer uma emissora de ondas médias em Sydney, a maior cidade da Austrália. Os indicativos seriam 2IC, 2TH e 2LC, embora quando fora inaugurada, o indicativo adotado foi 2KY, que está no ar ainda hoje.

A 2KY foi oficialmente inaugurada no Trades Hall, situado à 4 Goulburn Street em Sydney em 31 de Outubro de 1925. Em um dos vários discursos de inauguração, o Engenheiro Chefe Ernest Beard informou que estava em curso a instalação de um transmissor adicionai, para ondas curtas, com o objetivo de aumentar a área de cobertura. Devido a diferenças políticas, a licença para esta não foi concedida.

Em Maio de 1928, outra emissora comercial solicitou uma licença para operar em ondas curtas, com potência de 5 kW em 70 ou 80 metros para cobertura do centro do país. A estação comercial 5CL tinha estúdios na Hindmarsh Square, em Adelaide, e um transmissor novo para ondas médias de 5 kW ficava em Brooklyn Park.

Na mesma época em que a 5CL teve a licença em ondas curtas negada, a emissora de ondas médias 3UZ, de Melbourne, desenvolveu seu serviço em ondas curtas. Sete anos depois ela passou a ser controlada pela divisão sul da rede da ABC.

Agora prosseguiremos com a história de quatro ocasiões em que uma emissora de ondas médias australiana obteve licença para operar em ondas curtas, sendo a primeira a já mencionada 3UZ.

Em Abril de 1928, o Engenheiro L. C. Glew começou a retransmitir a estação comercial 3UZ, desde Melbourne, Victoria, em ondas curtas por seu transmissor amador a partir de uma casa no subúrbio. Tal procedimento era bastante comum tanto nos Estados Unidos como Austrália naquela época.

Dois anos depois ele completou a construção de um transmissor de ondas curtas adicional, que foi instalado com um de ondas médias nos estúdios localizados à 45 Bourke Street, em Melbourne. A potência original era de 120 watts, valor aumentado posteriormente para 500 watts. A programação era captada aproximadamente na frequência de 9725 kHz.

A estação comercial de Adelaide 5AD organizou seu próprio clube DX, e ia ao ar geralmente aos domingos com programação especial para os ouvintes de ondas curtas. Em 1934, os programas eram transmitidos pela estação amadora VK5WB, e em seguida a 5AD Radio Club obteve sua licença e transmissor de ondas curtas e foi ao ar sob o indicativo experimental VK5DI.

A estação de ondas curtas VK5DI foi inaugurada durante o ano de 1935 e ia ao ar geralmente em duas sessões diferentes aos domingos, inicialmente na faixa de 40 metros, e em anos posteriores nos 20 metros. As transmissões em ondas curtas da 5DI eram captadas na Austrália, Nova Zelândia e ocasionalmente nos Estados Unidos.

Ela também usou o canto do pássaro Kookaburra no início das transmissões, assim como várias outras emissoras de ondas curtas do país naquela época. A última transmissão da 5DI foi feita no dia 13 de Agosto de 1939; e durante o início da II Guerra Mundial o pequeno transmissor foi guardado no escritório do jornal da cidade, onde foi exposto à visitação pública.

A programação que ia ao ar aos domingos era sempre ao vivo, e consistia de destaques das transmissões da estação de ondas médias 5AD na semana anterior. Os informes de recepção eram confirmados com cartões QSL.

According to the available news releases, the new commercial shortwave service from 4KZ at Innisfail in North Queensland is scheduled for introduction during this month of May (2017). The suggested operating hours are from 4:00 pm to 9:00 am daily with 1½ kW on 5055 kHz. The antenna system is an inverted V, beamed a little to the northwest.

Innisfail é uma pequena cidade costeira com 30 mil habitantes. As principais fontes de renda são o turismo, frutas tropicais e açúcar. A produção anual de bananas é de 9 mil toneladas e a produção de cana é de 3,1 milhões de toneladas. O maior moinho de açúcar do país fica próximo a Ingham.

A 4KZ foi inaugurada em Innisfail em Setembro de 1967 com 5 kW em 531 kHz, potência que posteriormente foi elevada à 10 kW. Na atualidade o grupo conta com as seguintes emissoras: 4KZ e quatro estações coligadas, oito retransmissores de baixa potência, com um total de 20 transmissores de ondas médias e FM. Isso proporciona ampla cobertura na península Cape York e áreas adjacentes ao Golfo de Carpentaria. O gerente, Al Kirton, também é um rádio amador em Queensland, com o indicativo VK4FFKZ.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: