Uma nova estação de ondas curtas em construção nos Estados Unidos

15 07 2017

Adrian M. Peterson

A edição de Abril do New Zealand DX Times publicou a surpreendente informação de que uma nova estação de ondas curtas está em construção nos Estados Unidos. Ela é de propriedade da International Fellowship of Churches, que fica próxima a cidade de Beowawe, no estado de Nevada, e foi licenciada com o indicativo KIMF.

Curiosamente, há doze anos houve o projeto de uma outra emissora com o mesmo indicativo, mas para outra localidade.

A edição de 2003 do World Radio Handbook continha os dados de uma estação planejada com o indicativo KIMF. Ela seria localizada próxima a Pinon, no estado do Novo México, e iria ao ar em ondas curtas com um transmissor de 50 kW a partir das frequências de 5835 kHz e 11885 kHz. O plano original indicava que entraria em operação entre o final de 2003 e o início de 2004.

A pequena cidade de Pinon tem uma população inferior a 100 pessoas e fica no sul do estado do Novo México, aproximadamente no meio do caminho entre o Arizona (oeste) e Texas (leste). O proprietário e presidente da nova emissora era James Planck, e o endereço postal era em Rancho Cucamonga, no subúrbio de Los Angeles, Califórnia.

Tal informação foi publicada em quatro edições consecutivas do World Radio TV Handbook, de 2003 a 2006. Nenhuma das edições anteriores ou posteriores a tais anos possui qualquer menção à KIMF.

Portanto, não houve dados de que o projeto chegou ao fim. Com a recente informação vinda da Nova Zelândia em Abril, a história da estação de ondas curtas KIMF foi reaberta. Relatos posteriores afirmam que as informações atuais sobre ela são mesmo corretas.

Em 2015, James Planck começou a apresentar um programa com quatro horas de duração via KVOH no período noturno. No ano passado tais transmissões foram encerradas para que pudesse estabelecer sua emissora de ondas curtas.

A nova localização da KIMF fica a oeste de outra cidade pequena, Beowawe, em Nevada. Ela possui uma planta de geração de energia geotérmica e também uma população de menos de 100 pessoas.

O terreno da estação fica no norte de uma rodovia próxima a Beowawe. Fotos da área mostram que eh levemente escarpado e com leve aumento de altitude.

O prédio que abrigou o transmissor é de madeira e já está construído, bem como também há alguns equipamentos eletrônicos instalados. Ao menos um dos sistemas de antena já foi erguido. A área alvo pretendida é a América Latina e Ásia.

Quando estiver totalmente operacional, contará com dois transmissores: um Harris de 50 kW e um listado como PTS de 100 kW. Estão nos planos quatro antenas rômbicas. Os canais registrados correspondem às frequências de 6065, 9300 e 13570 kHz.

A International Fellowship of Churches continua a ser comandada por James Planck e informa em seu site que planeja construir estações adicionais em ondas medias e curtas em locais estratégicos de forma a obter cobertura mundial. O grupo conta com uma emissora de ondas medias em Honduras, a HREZ, na cidade de Comayaguela, com 1 kW em 1490 kHz. A organização opera em Honduras com o nome International Missionary Fellowship, cuja abreviatura é IMF, o que remete ao indicativo norte americano KIMF.

Seu site também informa que também há uma emissora de ondas curtas que co habita o sítio transmissor de ondas médias em Honduras e que esta no ar. Há alguns anos isso de fato aconteceu e ela operou em 3340 e 5010 kHz. Entretanto, mais recentemente tais frequências estão em silêncio, mas há planos de reativar tais transmissores em breve.

A programação será produzida em um estúdio em Los Angeles com link via satélite até o transmissor. Seu endereço postal no moment0 é 9102 Reserve Drive, Corona CA 92883, Estados Unidos.

Ao que parece ela entrará em operação muito em breve. Fica apenas a questão: quem será o primeiro ouvinte a captá-la?

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: