Outra estação da BBC foi fechada

27 05 2017

Adrian M. Peterson

Na última edição do Australian DX News foi informado que a BBC fechou a estação retransmissora para o leste asiático em Nakhon Sawan, no norte da Tailândia. Desde então, informações adicionais sobre o fechamento deste importante retransmissor circularam largamente na internet.

De acordo com um comunicado da BBC, o último dia de operação do retransmissor na Tailândia foi o dia 31 de dezembro do ano passado, quando encerrou o arrendamento que não foi renovado. A BBC informou que não foi possível chegar a um acordo com o governo local quanto a programação e que de qualquer forma ela seria fechada por conta de dificuldades financeiras.

Ainda que este encerramento tenha ocorrido há um tempo considerável, tal fato parece ter escapado da atenção dos radioescutas. Neste artigo será apresentado a história da estação retransmissora da BBC no extremo oriente durante o período de quase dez anos de operação em Hong Kong e futuramente será o período em território tailandês.

O planejamento da estação retransmissora em Hong Kong começou na década de 1970. Em 1981, o Diretor de Administação do Sexviço Externo da BBC, Douglas Muggeridge, expressou sua frustração com o abandono do projeto por conta de indisponibilidade de fundos.

Embora fosse do conhecimento que a estação não teria uma vida útil maior que dez anos, houve a decisão por continuar com o projeto em Hong Kong enquanto planejavam a construção de outra em um local indeterminado.

Sua localização foi uma área de floresta em Tsang Tsui, a 120 km noroeste de Hong Kong. Era uma localidade isolada sem transporte público próximo.

Um terreno bastante compacto foi escolhido para a construção do prédio do transmissor e as cinco torres auto portantes. As torres foram arranjadas em sentido leste-oeste e suportavam antenas multi banda com refletores passivos.

Cada antena podia ser ser girada eletronicamente mais ou menos 14o para cobertura do norte da China e Japão. Colinas obstruíam a irradiação no sentido sul, mas de qualquer forma a estação tinha como alvo apenas o norte.

A construção da estação retransmissora em Hong Kong começou em Fevereiro de 1985 a um custo total de $11 milhões. Dois transmissores Marconi de 250 kW, modelo B131, foram instalados e a primeira transmissão de teste ocorreu às 0400 UTC de 6 de Agosto de 1987 em 15280 kHz. A operação em tempo integral começou em 27 de Setembro.

A programação vinha via satélite de Londres à Hong Kong Telecom e via fibra ótica até a estação. A programação era transmitida em três idiomas: Chinês, Japonês e Inglês, com dois programas ao ar simultaneamente.

A estação era computadorizada e sua operação dependia de apenas doze pessoas, sendo que um deles era estrangeiro, um administrador da BBC vindo da Inglaterra. Até mesmo o cachorro que protegia o terreno era considerado um empregado da BBC, pois era alimentado com fundos da emissora.

Na cena política, foi acordado que a colônia britânica de Hong Kong seria devolvida à China em Junho de 1997. Consequentemente a BBC planejou remover, enviar todos os equipamentos usáveis  de navio e demolir o prédio antes da transferência do território aos chineses.

A última transmissão da estação retransmissora da BBC no extremo oriente ocorreu no final de Novembro de 1996. A sua localização parece ser uma área verde visível no Google Maps nas coordenadas 113 55 18 57 L e 22 25 04 02 N.

Diversos cartões QSL foram enviados por ela, geralmente postais de Hong Kong com um carimbo ao lado do texto com os dados confirmatórios. Por algum tempo, um cartão QSL mostrava uma foto do sistema irradiante em Tsang Tsui.

Dois meses depois do fechamento da estação, as torres foram derrubadas e os dois transmissores encaixotados para envio a outro destino, a estação da BBC na Tailândia, que agora também deixou de transmitir. A sua história será retratada em outro artigo em breve.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: