Novas modificações para o JRC NRD-525

21 05 2017

John Tow

Meu artigo original sobre a modificação do Japan Radio Company NRD-525 parece ter gerado bastante interesse. Um dos comentários que mais recebi foi sobre o QRM gerado pelo próprio receptor. Este ruído impossibilita o uso de antenas loop próxima ao receptor, assim como atrapalha os usuários de receptores próximos. Já passei por situações em que tive que tirar minha “fábrica de ruídos” para longe de outros colegas em DXpeditions.

Tentei diversos métodos para blindar o circuito do 525. O receptor tem as seguintes fontes de clock: sintetizador de referência (12,8 MHz), processador (4,915 MHz), processador do painel frontal (6 MHz) e clock do relógio (32,768 kHz). Um dos apitos mais fortes ocorre em 1229 kHz (1/4 do clock do processador). A blindagem diminuirá tais sinais. O uso de cabo coaxial com casador para antenas de alta impedância proporciona resultados superiores que pela entrada de alta impedância por causa da captação de ruído.

A maior fonte de ruído é o circuito do inversor de -35V do display fluorescente do painel frontal. Este circuito, localizado na placa do painel frontal, inclui dois transístores de potência e opera a partir da fonte de alimentação de 9V. O desacoplamento da fonte de 9V não ajuda muito, principalmente por conta do filamento do display e opera diretamente do transformador inversor. Dele se original uma onda quadrada de 13 kHz – repleta de harmônicos!

Felizmente consegui eliminar o problema por completo! Remova as tampas superior e inferior. Cuidadosamente remova os dois parafusos superiores que fixam o painel frontal ao chassis. Localize os plugues P-38/J-38 na placa mãe. O cabo tem um fio vermelho que sai do primeiro contado (P-38-1), marcado na placa mãe do lado direito do conector. Corte este fio no meio do seu comprimento para o painel frontal e e emende dois fios aos resultantes. Use espaguete termo retrátil para fazer uma instalação segura. Conecte as outras extremidades dos dois jumpers aos dois contatos não utilizados do lado esquerdo do interruptor do noise blanker. Agora o display pode ser desligado com a chave do noise blanker (posição Wide). O receptor funciona normalmente com o display desligado – você apenas não poderá ver os ajustes dos vários controles. E o ruído se foi!

Já que as tampas estão fora você pode tentar melhorar o aterramento. Tentei pequenas placas de blindagem e até mesmo uma gaiola de Faraday em torno do receptor para reduzir a propagação de sinais internos de clock para fora – ou ao menos para antenas próximas do receptor. A cura mais simples pareceu oferecer a maior isolação. Remova a tinta da parte de dentro da tampa em torno dos orifícios dos parafusos e coloque um pequeno pedaço de cordoalha (você pode usar a blindagem de cabo coaxial) em torno to plástico do painel frontal e as partes metálicas do fundo do painel. Isso aumentará o aterramento das tampas melhorando a blindagem eletrostática.

Essas modificações simples permitiram que usasse antenas loop para ondas médias novamente. Agora posso usar até loops de ferrite em cima do 525 sem problemas de interferência.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: