A cena radiofônica na cidade indiana com o maior nome

13 05 2017

Adrian M. Peterson

Na ocasião anterior em que abordamos a radiodifusão em Trivandrum, no sul da Índia, foi apresentada a história de suas emissoras locais em ondas médias e FM. Hoje, o foco será a história de sua estação de ondas curtas, que é captada com frequência em continentes distantes, como a Austrália, América do Norte e Europa.

O nome da cidade, Trivandrum, é uma abreviatura em Inglês de um nome bastante longo em Malayalam, o idioma oficial do estado de Kerala. O idioma Malayalam é da família Dravidiana e derivado to Tamil antigo com uma mistura do antigo Sânscrito.

O idioma Malayalam possui 52 letters, consistindo de 16 vogais e 36 consoantes, que quando combinadas em várias pronúncias produzem um total de 576 caracteres silábicos, totalizando 900 diferentes glifos. De todos os idiomas da Índia é o que tem mais caracteres escritos.

Em 1981, o sistema de escrita do idioma Malayalam foi oficialmente reduzido a 90 caracteres, simplificando a composição e o uso de computadores. O nome da cidade no idioma Malayalam é Thiruvananthapuram, que traduzido significa Cidade do Senhor Eterno.

No início dos anos 1960 houve a primeira tentativa de instalar um transmissor de ondas curtas em conjunto com o do ondas médias já existente em Trivandrum. Entretanto, devido a crescente tensão com a China que provocou um conflito na fronteira dos países durante um mês, ele foi instalado em Kurseong, em West Bengal.

O novo transmissor de 20 kW foi instalado em uma região montanhosa fora de Kurseong e oficialmente inaugurado em 2 de Junho de 1962.  Na época não havia estação de ondas médias na cidade, e a programação era produzida localmente ou retransmitida de Delhi e Calcutá.  Operava em 3355 kHz de manhã e à noite e 6100 kHz durante o dia.

Dois anos depois, a All India Radio anunciou que um transmissor de 250 watt seria instalado em Trivandrum e operaria em 7280 kHz. Tal plano nunca foi implementado.

Vinte anos depois, a All India Radio anunciou que Trivandrum estava sendo considerada para a instalação de um transmissor de ondas curtas, em um projeto a ser implementado durante o planejamento para os cinco anos seguintes. Novamente ficou tudo apenas no campo das ideias.

Em 1992, um transmissor de 50 W fabricado pela Bangalore Electronics Limited modelo HHB144 foi instalado na região costeira de Muttathura, no subúrbio de Trivandrum, a 12 km dos estúdios de ondas médias da All India Radio. O centro transmissor também possui um estúdio de emergência.

O sistema de antenas é facilmente visível pelo Google Earth e as três torres podem ser vistas de perto ao navegar na proximidade da praia, ao sul da estação de tratamento de esgoto que fica perto do píer. As três torres auto portantes ficam em linha reta, em um ângulo de 750 e suportam duas antenas. A área principal de cobertura da AIR Trivandrum em ondas curtas é o norte de Trivandrum e o Sri Lanka.

Transmissões de teste por meio de tons começaram em Outubro de 1992, e dois anos depois, em 6 de Novembro de 1994, a estação passou a operar em caráter regular. Atualmente a AIR Trivandrum vai ao ar de manhã e à noite em 5010 kHz e durante o dia em 7290 kHz. Cartões QSL para escutas dela são emitidos pelo escritório central da AIR em Nova Delhi.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: