A primeira estação de radiodifusão na América Central

23 04 2017

Adrian M. Peterson

O istmo centro-americano une a América do Sul à América do Norte, e nele há sete países que compõem a América Central, com El Salvador sendo o menor. É interessante ressaltar que a Zona do Canal do Panamá teve o mesmo título por quase um século, durante a ocupação norte -americana (1904 – 1999.)

Na era pré-colonial, ameríndios habitaram a América Central, e quando os espanhóis chegaram há quase quinhentos anos, o povo Nahua de fala Pipil do sul do México ocupava o que é hoje El Salvador. Tais povos tribais conheciam a região como Kuskatan, que significa “Terra das Joias Preciosas”.

O primeiro visitante europeu a chegar à região foi o almirante espanhol Andrés Nino, que liderou uma expedição que desembarcou na ilha Meanguera, que batizou como Petronila. Isso aconteceu em 31 de Maio de 1522. Três anos depois, colonizadores espanhóis estabeleceram um povoado, embora tenham ocorrido consideráveis conflitos com as tribos que habitavam a região.

Quinze anos depois, El Salvador foi reconhecido como colônia espanhola; em 1821 obteve sua independência; em 1840, El Salvador obteve sua independência como país separado da América Central. A história do país é permeada pela instabilidade política nos anos vindouros.

Trata-se do menor país da América Central e ao mesmo tempo o mais densamente povoado, com seis milhões de habitantes. Nele há 25 vulcões (associados a muitos terremotos), 14 lagos, milhares de espécies de borboleta e suas três maiores cidades são: San Salvador, Santa Ana e San Miguel.

O turismo é uma das maiores fontes de renda do país, com mais de um milhão de visitantes por ano. Em 2001 o dólar dos Estados Unidos foi adotado como moeda oficial, substituindo o Colon; e El Salvador às vezes é descrito como “o país com um sorriso”.

O primeiro transmissor de rádio instalado em El Salvador foi em Las Lomas de Candelaria, ao sul de San Salvador, e entrou em operação em 1921. Quatro anos depois, a localização passou a ser em Venustiano Carranza, e o indicativo era SDA.

As coordenadas geográficas informadas em 1921 certamente estavam erradas, pois ficam no mar; e as de 1924 eram listadas como aproximadas. De qualquer maneira, as informações disponíveis mostravam que o primeiro transmissor de rádio em El Salvador ficava em uma região de floresta ao sul de San Salvador.

No dia 1 de Março de 1926 a primeira estação de radiodifusão de El Salvador foi inaugurada pelo presidente Alfonso Quinonez Molina com o indicativo AQM, as iniciais do nome dele. Ela provavelmente foi a primeira emissora do gênero na América Central.

Seu estúdio e transmissor foi instalado no segundo andar do Teatro Nacional em San Salvador. Foi fabricado pela inglesa Western Electrical e sua potência era de 500W. O Teatro Nacional de El Salvador foi inaugurado em 1917, e é o mais antigo do gênero na América Central.

Outro indicativo adotado foi RDN, de Radio Nacional, e quando houve padronização internacional, RDN foi trocado pelo famoso YSS. Em 1933, o canal listado em ondas médias foi 864 kHz.

Em 14 de Setembro de 1977, El Salvador emitiu quatro selos postais, todos com o mesmo desenho, mas com diferentes cores e valores, comemorando o 50º aniversário da radiodifusão no país. O dia 14 de Setembro de 1927 está um ano e meio depois da primeira transmissão da pioneira AQM. Talvez a homenagem dos selos seja quanto a ocasião em que a estação experimental AQM-RDN passou a ser YSS, um serviço radiofônico reconhecido pelo governo.

Conforme os anos passaram, a YSS/Radio Nacional tornou-se uma rede capaz de cobrir todo o país; primeiro em ondas médias e transferida gradativamente para FM. A primeira frequência em ondas médias foi 864 kHz e posteriormente 638 kHz, 640 kHz e a conhecida 655 kHz.

Na década de 1980, estações retransmissoras de ondas médias foram instaladas, e dez anos depois haviam seis delas. Na mesma época o indicativo passou a ser YSSS, em conformidade com o sistema nacional de identificação de emissoras, todas começando com as letras YS.

O auge das ondas médias em El Salvador ocorreu na década de 1990, com quase 100 espalhadas pelo país. Hoje há cerca de 60, além de grande quantidade de emissoras em FM. A Radio Nacional pode ser captada em 96,9 MHz e a programação é irradiada por diversas estações retransmissoras.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Você já conhece o canal Regional DX no Youtube? Vídeos novos publicados nos dias pares do mês. Não deixe de se inscrever, curtir os vídeos, comentar e compartilhar o conteúdo. Visite em youtube.com/regionaldx

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: