Turquia em ondas curtas

5 03 2017

Adrian M. Peterson

A primeira estação de rádio instalada na Turquia consistia de um transmissor de ondas longas com 7 kW inaugurada em 6 de Maio de1927 sob o indicativo TAC.  Ela foi instalada em Ankara, capital do país, que está quase no centro do mapa e operava em 166 kHz.

A primeira estação de ondas médias foi ao ar em Janeiro de 1950 e operava sob o indicativo TAW com 150 kW de potência em 704 kHz.

Mesmo na atual situação de encerramento de transmissões em ondas médias em diversos países, a Turquia mantém uma rede de seis estações de alta potência que podem ser captadas até mesmo em países vizinhos. Também há 2000 estações operando em FM.

Em 1933, a Turquia considerou a instalação de uma estação de ondas curtas para cobertura do país e exterior. Ela foi instalada em Etimesgut, localidade à oeste de Ankara. Os testes preliminares começaram em Maio de 1938 em 10710 kHz sob indicativo TAO, e foi reportada por um ouvinte em Cuba.

A estação contava com dois transmissores RCA cada um com 20 kW. O primeiro foi usado em outros testes em 1938; os testes do segundo transmissor, sob indicativo TAS foram captados nos Estados Unidos no mês de Julho. A nova estação entrou em operação regular às pressas em 10 de Novembro, devido a morte inesperada do primeiro presidente do país, Kemal Ataturk.

No início da era das transmissões de rádio a Turquia recebeu a sequência alfabética começando com as letras “TA” para identificar as estações do país. Assim como em muitos outros países, as autoridades turcas forneceram um indicativo separado para cada transmissor, assim como para cada frequência em ondas curtas usada.

Todos os 26 indicativos possíveis de TAA a TAZ foram alocados antes do início da II Guerra Mundial. O mais conhecido certamente é TRT, usado pela Empresa de Rádio e Televisão Turca, que inicialmente seria TAP.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: