O segundo aniversário da WRMI em Okeechobee

27 02 2016

Adrian M. Peterson

A WRMI (Radio Miami International) foi ao ar pela primeira vez a partir de um transmissor no subúrbio de Miami em 1994. Lá havia um transmissor de 50 kW e uma antena direcionada para o Caribe e América Latina. Também foi instalada uma antena voltada a Vancouver, no Canadá.

Em 30 de Novembro de 2013 o centro transmissor da WRMI em Miami foi ao ar pela última vez, sendo substituído imediatamente pela planta transmissora em Okeechobee.

Okeechobee é uma cidade pequena que fica no lado norte do grande lago que dá nome à cidade, no centro da Flórida. A estação transmissora da WRMI fica na zona rural da cidade e foi construída pela Family Radio, que fazia parte de uma organização cristã baseada em Oakland, Califórnia e usava o indicativo WYFR até deixar de transmitir em Junho de 2013. A WRMI adquiriu a planta e colocou-a no ar novamente em 1 de Dezembro de 2013.

A estação em Okeechobee é o maior centro transmissor privado no Ocidente. Nele há 14 transmissores e 23 antenas – de rômbicas, log-periódicas a cortinas dirigidas a onze diferentes azimutes cobrindo primariamente as três Américas, Caribe, Europa, Oriente Médio e África.

Como o local deixou de ser usado do final de Junho ao início de Dezembro de 2013 não era certo quanto tempo levaria para que os equipamentos voltassem ao funcionamento normal. Quando foi ao ar em 30 de Novembro, diversos problemas técnicos com os transmissores surgiram rapidamente. Felizmente nem todos os transmissores foram usados inicialmente, então quando um apresentava problemas havia outro para substituí-lo até que os reparos fossem concluídos. No decorrer das semanas, gradualmente as unidades foram colocadas em condições de uso, com exceção de duas.

Os transmissores 5 e 6 eram unidades antigas da Gates com 50 kW que foram usadas pela WYFR quando ainda estava em Scituate, Massachusetts e realocados em Okeechobee na década de 1970. Ambos já não eram usados quando a Family Radio deixou de transmitir e o 6 foi desmontado e levado antes da Radio Miami International assumir a planta. O transmissor 5 não estava operacional e diversas de suas peças foram usadas em outros.

Vários meses depois da WRMI começar a transmitir desde Okeechobee, o espaço deixado pelo transmissor 6 foi preenchido por um que estava no antigo sítio transmissor da WRMI em Miami. Com isso a emissora passou a contar com 13 transmissores operacionais. Apenas o número 5 estava inoperante.

Todos os 13 transmissores foram usados a maior parte do tempo durante os últimos dois anos. No momento, 12 deles vão ao ar diariamente – alguns por um período curto como uma ou duas horas e alguns por quase 24 horas. O transmissor 1 foi usado a até pouco tempo atrás, mas agora é mantido como reserva para os demais.

A WRMI possui 14 unidades de processamento de áudio Optimod – uma para cada transmissor. Isso proporciona um sinal ainda melhor. Há um grande no-break capaz de manter os computadores, iluminação e ar condicionado funcionando por algum tempo caso haja falta de energia.

A emissora também conta com um gerador a diesel de 25 kW que é acionado aproximadamente após 20 segundos de uma queda de energia. O gerador não tem potência suficiente para manter os transmissores, mas mantém os computadores e o restante do prédio em que estão os transmissores operando até o retorno da energia. Felizmente a maior parte das quedas de energia em Okeechobee são muito curtas, variando de uma fração de segundo a alguns minutos.

Atualmente a WRMI transmite cerca de 150 horas por dia de programação de diversos clientes, incluindo organizações religiosas e emissoras internacionais como Rádio Japão, Rádio Taiwan Internacional, Rádio Eslováquia Internacional e Rádio Praga. Dezenas de clientes menores levam ao ar diversos programas incluindo conteúdos noticiosos, musicais, culturais e muitos outros. A WRMI também leva ao ar diversos programas DX em Inglês, Espanhol, Português e Italiano, incluindo, é claro, o Wavescan.

Entre os planos para o futuro estão a substituição do antigo transmissor 5 por um novo, fazendo com que o contingente volte a ser de 14. A estação possui um contrato de 23 anos para uso da área de uma fazenda, então esperamos que ela continue no ar em ondas curtas por muitos anos.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: