A radiodifusão na Ilha Reunião – parte 2

21 02 2016

Adrian M. Peterson

Com este artigo será encerrada a história da radiodifusão na Ilha Reunião. No primeiro foi abordado o início da história, que data de mais de 100 anos atrás, seguida pela radiodifusão em ondas curtas e médias até o presente. Hoje serão abordadas as confirmações de Reunião, bem como uma rápida história do projeto de uma grande estação de ondas curtas na ilha.

De acordo com dados no World Radio TV Handbook, a estação de rádio governamental da ilha sempre respondeu aos informes de recepção dos ouvintes, geralmente por carta. Em 1980 surgiu a informação de que cartões QSL estavam sendo enviados pela RFO Reunião até pouco mais de 15 anos atrás.

Apesar disso, não lembro de ter visto quaisquer cartões QSL da RFO. Entretanto, Dan Robinson, de Maryland nos Estados Unidos informou ter recebido um QSL colorido da ORF Reunião para um informe de 1973.

Existem imagens de cartões QSL de radioamadores e operadores da faixa de 11 metros de Reunião em diversos locais na internet, incluindo um da estação FR8VX de 1936. Tal estação foi operada pelo Príncipe Vinh San que foi exilado da Indochina Francesa (Vietnã) pelo governo colonial francês antes da II Guerra Mundial.

A estação marítima FUX, que transmite desde St. Marie, no norte da ilha é conhecida por ser boa pagadora de confirmações, que em diversas ocasiões apareceram em revistas dedicadas ao público Dexista. Um dos mais conhecidos tem um carimbo grande com o desenho da ilha e o texto de confirmação.

O cartão da FUX presente na coleção da AWR confirmou um informe de 26 de Março de 1987 para uma transmissão de 5 kW em 8475 kHz. Um cartão mais recente é datado de 2011 e tem uma foto aérea da estação em cores.

Por volta de 1984, a Rádio França Internacional considerou construir diversas estações retransmissoras na África, Ásia e Pacífico Sul. Uma das prováveis localidades seria a Ilha Reunião, para cobertura da África, Oriente Médio e Ásia.

A estação em Reunião teria quatro transmissores de 100 kW. Cinco anos depois a RFI anunciou que a localização da estação seria transferida para Djibouti, na África. Entretanto, nem mesmo ela foi construída.

Reunião contou com uma estação de ondas curtas de baixa potência entre 1935 e 1975; houve temporariamente outra estação de ondas curtas de baixa potência que foi ao ar a partir de St. Andre em 1975. Atualmente a ilha possui duas estações em ondas médias, St. Denis com 20 kW em 666 kHz e St. Andre com 5 kW em 1215 kHz, assim como 100 estações FM espalhadas pela ilha.

Finalizo este artigo agradecendo aos irmãos Bernard e Rene Grondin. Seus esforços no monitoramento de estações de rádio colocam Reunião no mapa da cena radiofônica.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: