A radiodifusão regional no Himalaia

24 01 2016

Adrian M. Peterson

Neste artigo será dada ênfase às estações regionais nepalesas, bem como informações de confirmações da Rádio Nepal.

No início da década de 1980, uma rede totalmente nova de estações de rádio regionais foi instalada no Nepal, com auxílio financeiro e técnico do Japão. Inicialmente a programação era fornecida a partir dos estúdios novos em Kathmandu por ondas curtas e posteriormente, com melhor qualidade, por sistema de microondas também a partir de Kathmandu.

As instalações foram inauguradas oficialmente em uma cerimônia especial em 9 de Maio de 1983, com um conjunto novo de estúdios em Kathmandu, transmissores de ondas médias e curtas e uma estação regional nova completa, com estúdios e um transmissor de 100 kW em Pokhara. A estação operava em 684 kHz e seu sinal era captado em áreas distantes. Um transmissor adicional de 10 kW foi instalado para emergências.

Duas outras estações regionais com 100 kW contando com estúdios e transmissores de emergência de 10 kW foram construídas em Dhanakuta (648 kHz) e Surkhet (576 kHz). Duas estações menores com 10 kW foram instaladas em Dipayal (810 kHz) e Bardibas (1143 kHz). A última operaria como fornecedora secundária da programação para o Vale de Kathmandu, ma atualmente está fora do ar.

No início da década passada a Rádio Nepal anunciou planos de construir uma estação regional em ondas curtas para se unir às demais existentes em Kathmandu. Ela cohabitaria com a estação de ondas médias que já estava no ar e a cobertura seria direcionada ao oeste do país, bem como serviria em caráter emergencial caso a estação principal ficasse fora do ar.

A localização desta estação seria perto de Surkhet, entretanto, nada mais foi ouvido sobre tal projeto.

A presença de QSLs da Rádio Nepal nas coleções de diversos Dexistas mundo afora é relativamente comum. Mesmo assim, em determinados períodos é realmente difícil obtê-la. A coleção da AWR em Indianápolis possui diversos deles, sendo alguns obtidos durante visitas à emissora.

Durante alguns anos uma voluntária emitiu os QSLs em nome da Rádio Nepal. Isso ocorreu entre 1983 e 1984 e a responsável era a Sra. Mohini Shepherd. Nesse período ela também forneceu informações atualizadas sobre a Rádio Nepal para transmissão no antigo programa Dexista da AWR, o Radio Monitors International.

Os primeiros cartões QSL da Rádio Nepal consistiam de um texto simples com ocasionais variações na impressão. Nos anos 1990, uma representação em cores de uma paisagem nevada passou a aparecer nos cartões.

Há mais de meio século houve uma pequena estação do Serviço de Radiodifusão das Forças Britânicas (BFBS) a partir da base do exército em Dharan. Há informações que tratava-se simplesmente de um serviço via cabo para os altofalantes do acampamento. Hoje há uma estação da BFBS em FM na capital do país.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: