A história da estação KDKA

28 11 2015

Adrian M. Peterson

A história da estação de ondas curtas da Westinghouse passou pelo uso de quatro indicativos: KDKA-W8XK-WPIT-WBOS, todos no ano de 1919. A I Guerra Mundial tinha terminado, a Europa devastada estava começando a se reerguer e o rádio estava pronto para começar a ser usado como um poderoso meio de entretenimento e informação.

Às 20:00 do dia 17 de Outubro de 1919, apenas duas semanas e meia depois da proibição de todas as transmissões amadoras e experimentais nos Estados Unidos ser revogada, Frank Conrad começou a transmitir um programa de músicas gravadas com duas horas de duração por meio da estação 8XK, em Wilkinsburg, Pennsylvania. O transmissor de ondas longas de baixa potência foi instalado em cima da garagem da sua família e próximo a sua casa, na esquina da Penn Avenue e Peebles Street.

A antena foi esticada entre dois mastros de madeira, um no limite da garagem e outro nos fundos do quintal da propriedade da sua família. Entre eles também foi feito um aterramento para servir de contrapeso.

E assim começou a série de programas de entretenimento que consistia de músicas ao vivo e gravadas, anúncios e informações que eram ouvidas além de Pittsburgh. Relatórios de recepção informais começaram a chegar por telefone, carta e telegrama, sendo que muitos eram amavelmente respondidos.

Alguns meses depois, Fred Conroy, do Carnegie Institute of Technology de Pittsburgh levou o transmissor experimental à fábrica da Westinghouse no leste de Pittsburgh e fez uma demonstração de transmissão e recepção de rádio aos dirigentes da empresa. Na época a licença pertencia ao Carnegie Institute of Technology, sendo que depois de expirar foi repassada a um experimentador de Cleveland, Ohio.

Devido ao interesse desenvolvido pelas transmissões de Conrad, a loja de departamentos de Joseph Horne em Pittsburgh anunciva em um jornal local. O Vice-Presidente da Westinghouse Harry Davis reconheceu o potencial do meio e fez uma reunião que incluiu Frank Conrad para discutir a possibilidade de instalar uma estação de rádio na fábrica. Isso aconteceu em Setembro de 1920 e a ideia seria começar a transmitir no período das eleições presidenciais, em 2 de Novembro.

A Westinghouse já tinha uma licença para estação de comunicações com o indicativo KDKA. Ela aprovava o uso de transmissões em telegrafia entre a fábrica em e outras instalações da Westinghouse.

Um cômodo de madeira foi construído no telhado da fábrica no leste de Pittsburgh, em um prédio de oito andares e contava com um transmissor de 100 watt para ondas médias. A antena foi instalada entre o prédio e uma chaminé próxima.

Transmissões de teste foram irradiadas a partir do novo transmissor alguns dias antes da transmissão inaugural na frequência de 545 kHz. O jornal “The Pittsburgh Gazette Times” anunciou em 24 de Outubro que a nova estação da Westinghouse seria inaugurada no dia da eleição, oito dias depois.

Enquanto isso, a Westinghouse solicitou uma licença para o escritório regional do Departamento do Comércio em Detroit para a cobertura eleitoral. Por conta da proximidade de data, a Westinghouse recebeu um telefonema aprovando a transmissão com o indicativo amador 8ZZ. Aparentemente o papel da licença não veio e o Departamento do Comércio repassou (intencionalmente ou inadvertidamente) o indicativo 8ZZ em seguida para um rádio operador em Michigan.

A transmissão inaugural da estação 8ZZ começou às 18:00 do dia 2 de Novembro de 1920. Era um dia chuvoso de inverno quatro homens trabalharam no cômodo de madeira erguido às pressas no topo do prédio K da fábrica da Westinghouse no leste de Pittsburgh.

Conforme as notícias chegavam por telefone no escritório do Pittsburgh Gazette Times, elas eram transcritas por R. S. McLelland e John Frazier e levadas até Leo Rosenburg que as lia diante do microfone da 8ZZ. Na operação técnica ficou o radioator Donald Little.

Entre os boletins de notícias, dois tocadores de banjo executaram algumas canções para entreter os ouvintes. O locutor também fez pedidos de informes de recepção, que foram respondidos com cartas de diversos locais na América do Norte e até mesmo de um navio no oceano.

E onde estava Frank Conrad, o homem que projetou e construiu o equipamento? Ele estava em sua casa, pronto para usar o transmissor de ondas longas 8XK caso houvesse algum problema com o equipamento principal.

No final, tudo deu certo e a 8ZZ funcionou perfeitamente. Ela permaneceu a noite inteira no ar até o meio-dia do dia seguinte com notícias da eleição, embora o derrotado, o Governador James Cox, já tivesse reconhecido a vitória do novo presidente, Warren Harding, bem antes.

Um dos executivos da Westinghouse, Dr. L. W. Chubb, Gerente do Departamento de Engenharia de Rádio, instalou um receptor com dois alto-falantes em um salão do Edgewood Club. A plateia incluía diversos executivos da Westinghouse e seus familiares. Estima-se que a audiência que sintonizou a 8ZZ foi próxima a mil pessoas.

Seguindo a inauguração da estação de rádio na fábrica da Westinghouse, a estação adotou um esquema regular com programas musicais e de entretenimento, geralmente por volta das 18:00. O indicativo provisório 8ZZ foi substituído pelo familiar KDKA um ou dois dias depois.

Artigo traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: