A estação KDKA: antes do começo

1 11 2015

Adrian M. Peterson

Antes da colonização europeia na América do Norte, a região de Pittsburgh, Pennsylvania, era a terra dos índios Shawnee. O povo  Shawnee era um grupo seminômade de tribos que se deslocavam entre as áreas leste e central dos Estasdos Unidos. Seu idioma, o Shawnee, pertence à família Algonquiana e corre risco de extinção, pois há apenas 200 falantes fluentes, a maioria adultos.

O primeiro visitante europeu a pisar na região de Pittsburgh foi Robert de la Salle, um comerciante e explorador francês que liderou uma expedição seguindo o rio Ohio a partir de Quebec, Canadá em 1669. Robert de la Salle reivindicou todas as áreas atravessadas como parte do império colonial francês na América do Norte, um pedido que a França considerou válido até 1758, ou seja, por quase 90 anos. Um contrapedido foi feito pelos britânicos em 1681, com validade de exatos 100 anos.

Em 1758, quando o pedido francês expirou, a colônia de Pittsburgh recebeu por parte do general escocês John Forbes um nome em homenagem ao estadista britânico William Pitt. Na época o nome era Pittsburrow, similar à cidade escocesa de Edinburgh (Edinburrow).

Cinco anos depois, durante o cerco ao Forte Pitt pelos Shawnees leais ao Chefe Pontiac, houve uma tentativa de guerra biológica por parte das tropas britânicas ao espalhar a varíola entre os nativos com o uso de cobertores infectados. A tentativa não obteve sucesso pois a doença já tinha se espalhado entre os Shawnee no ano anterior; estima-se que meio milhão tenha falecido por conta da epidemia.

O Blockhouse foi construído em 1764 e é a construção mais antiga ainda existente em Pittsburgh. Em 1769, Pittsburgh foi reivindicada pelos estados da Virginia e Pennsylvania; 11 anos depois, a nova Linha Mason-Dixon no mapa dos Estados Unidos resolveu essa questão e Pittsburgh foi legalmente absorvida pela Pennsylvania. Foi elevada à categoria de vila em 1771 e cidade em 1816.

A cidade foi quase que completamente destruída por um incêndio em 1845, sendo reconstruída nos dois anos seguintes, passando a contar com mil novas fábricas. Anos depois um artigo descreveu a cidade durante tal catástrofe como “a porta aberta do inferno”. Em 1890, o nome da cidade perdeu o último “h”, que retornou 21 anos depois.

Hoje Pittsburgh é uma cidade grande e moderna, com mais de 300 mil habitantes e ocupa uma área de 165 km². É uma cidade bastante acidentada, com 446 pontes e e 712 passarelas para pedestres, incluindo centenas de “paper streets”, que são ruas compostas apenas de passarelas.

Em 8 de Janeiro de 1886 George Westinghouse inaugurou uma fábrica no leste de Pittsburgh para a produção de geradores, bobinas e locomotivas. Foi a maior fábrica da Westinghouse e em seu auge empregou vinte mil pessoas. Ela fabricou posteriormente eletrodomésticos e rádios.

Vinte e três anos depois da após a inauguração, George Westinghouse deixou de administrar a empresa. A fábrica foi fechada quando completou seu centésimo aniversário, em 1986.

O Engenheiro Elétrico Frank Conrad, que teve envolvimento direto com a estação de radiodifusão em ondas médias e curtas KDKA nasceu em Pittsburgh em 4 de Maio de 1874. Com 16 anos passou a trabalhar na fábrica da Westinghouse, onde rapidamente demonstrou excelente capacidade e conhecimento em diversas áreas da eletricidade e eletrônica. Ele inventou o vatímetro circular, que é usado até hoje.

Em 1912, com 28 anos de idade, ele construiu um receptor em sua casa em Swissvale para captar os sinais horários da estação de sinais horários da marinha em Arlington, Virginia. Ele também captou sinais em telegrafia do vizinho John Coleman, então construiu seu transmissor de forma a manter contato com outras estações experimentais.

Ele mudou posteriormente para outra localidade próxima a Pittsburgh, um sobrado em Wilkinsburg, e instalou todos os equipamentos em um cômodo em cima da garagem. Obteve então a licença de sua estação amadora com o indicativo 8XK em Agosto de 1916.

Após os Estados Unidos Entrarem na guerra, todas as estações experimentais deixaram de operar em Abril de 1917. Apesar disso, Frank Conrad tinha permissão de continuar seu trabalho experimental em conjunto com com a Westinghouse e obteve duas licenças para este propósito: a estação 2WE na fábrica da Westinghouse e 2WM para a sua casa Wilkinsburg.

Dois anos e meio depois, as atividades radioamadorísticas foram permitidas novamente Conrad voltou a transmitir usando o indicativo original 8XK. Em 17 de Outubro de 1919, Conrad divertiu os ouvintes locais pela primeira vez após a guerra com a transmissão de um concerto proveniente de suas gravações e anúncios de rendições.

Começou assim uma série de transmissões semi regulares usando gravações emprestadas da Brunswick Shop, estabelecimento que teve um aumento nas vendas por conta dos anúncios não oficiais. Também houve transmissões ocasionais ao vivo apresentadas por membros da família e amigos que tinham talento vocal ou em música instrumental.

Os jornais locais cobriam as transmissões feitas por Conrad, descrevendo o que era transmitido e publicando as opiniões dos ouvintes. Na edição de 29 de Setembro de um jornal local, a loja Horne Departmental Store incluiu em um anúncio a informação de que o pessoal da loja também ouvia as transmissões no receptor do estabelecimento.

O Vice-Presidente da Westinghouse, H. P. Davis, leu este anúncio e viu que o rádio tinha vantagem comercial, então resolveu construir sua própria estação de rádio na fábrica. A execução foi rápida e a instalação foi feita em uma tenda no teto da fábrica da Westinghouse.

Na época houve uma eleição presidencial e a American Radio Relay League convidou a estação 8XK para participar na disseminação de notícias e informações. A Westinghouse e Conrad combinaram esforços para cobrir os resultados, com uso da nova estação instalada na fábrica e que operava com o indicativo 8ZZ. Antes foram feitas transmissões de teste e ela ficou pronta para operação em 2 de Novembro de 1920.

As transmissões principais foram feitas por meio das estações 8ZZ e 8XK, usando como base a retransmissão oficial por linha telefônica.

Outra estação amadora de Pittsburgh (8ZD) levou ao ar a transmissão oficial da ARRL com os resultados da eleição.

E assim tudo começou. Alguns dias depois a licença oficial da estação KDKA chegou, e com ela uma nova era na radiodifusão começou.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: