O rádio na Austrália na Primeira Guerra Mundial

12 09 2015

Adrian M. Peterson

Historiadores afirmam que a I Guerra Mundial começou numa terça-feira, 28 de Julho de 1914, quando quando as hostilidades entre vários países e etnias da Europa continental levaram ao conflito aberto. País após país declarou guerra um ao outro e grandes exércitos marcharam sobre fronteiras rumando territórios vizinhos, mudando para a sempre a geopolítica para milhões de pessoas.

Na época, todas as 19 estações marítimas da Austrália e ilhas vizinhas estavam em pleno funcionamento usando Código Morse. Todos eram transmissores de centelhamento, sob indicativos que iam de VIA a VIZ e mantinham contatos entre si e com embarcações regularmente.

Menos de duas semanas após o início das hostilidades, o governo australiano requereu que todos os equipamentos de transmissão experimental fossem entregues até 6 de Agosto de 1914. Daquela data em diante, não era permitida a posse de equipamentos de transmissão ou recepção no país.

Houveram alguma exceções à regra: Charles Maclurcan pode continuar suas transmissões experimentais com o indicativo X2CM a partir do Hotel Wentworth, em Sydney. Ele obteve o indicativo experimental XDM três anos antes.

No mesmo hotal, Maclurcan operou uma estação marítima temporária, com os equipamentos de estúdio instalados no sexto andar do hotel e o transmissor e dois mastros de antena no teto.  O moderno Hotel Wentworth ainda funciona no mesmo endereço, na Phillip Street, próximo a famosa “Opera House” e a Ponte da Baía de Sydney.

Tanto o exército como a marinha australiana utilizou equipamentos de transmissão para propósitos de treinamento e tático durante a guerra. O exército operou dois transmissores móveis no acampamento Mitcham, em Adelaide, sob indicativos WAA e WAB.

A ilha Garden fica na baía de Sydney, próxima a Opera House. Antes da colonização europeia, a ilha Garden pertencia ao território da tribo Eora.

Dez dias depois da chegada dos primeiros colonizadores ingleses em 1788, a ilha foi usada como fornecedora de comida para os novos habitantes, sendo esta a origem de seu nome. A primeira inscrição feita por um colonizador teve como autor Frederick Meredith, que colocou suas iniciais em uma pedra no ano de 1788.

A ilha Garden possui menos de 0,5 km de área. Em 1811, a posse da ilha foi transferida da marinha para o governador da colônia. Como não houve formalização da transferência, a marinha reclamou a posse 55 anos depois. Historiadores dizem que a quadra de tênis mais antiga da Austrália foi construída na ilha Garden em 1880 e é usada ainda hoje.

Durante o início da guerra, uma série de túneis foram cavados na ilha e o aterro foi usado para unir a ilha ao resto do país. A ilha Garden Island não é mais uma ilha, embora ainda tenha tal nome.

Em 28 de Julho de 1914, a conhecida empresa AWA instalou uma estação de rádio na ilha, na base da marinha. Ela foi instalada em tempo recorde, apenas quatro dias e inaugurada para transmissões em código Morse sob o indicativo VKQ.

Durante o ataque japonês à baía de Sydney na noite de 30 de Maio de 1942, o submarino M-24 torpedeou o HMAS Kuttabul, que explodiu, partiu-se em dois e afundou. A explosão danificou o sistema de iluminação da ilha Garden e silenciou a estação de rádio naval.

O destino do submarino M-24 permaneceu desconhecido por mais de 60 anos. Ele foi encontrado quase que por acaso em Novembro de 2006 por um grupo de mergulhadores a cinco quilômetros de Bungan Head. O M-24 estava 55 metros abaixo do nível do mar e tinha diversas perfurações.

Os restos de dois outros submarinos estão no museu central da ilha Garden.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: