Batalha de receptores “ultralight” 2015 – Parte 4

21 06 2015

Gary DeBock

Seção três — Vereditos finais

C. Crane Pocket
Este receptor vertical é um equipamento de bolso compacto e conveniente para a prática de esportes, viagem e muitas outras funções. A C. Crane recebeu elogios pelos melhoramentos introduzidos para aumentar seu apelo junto ao mercado em comparação com seu competidor óbvio — o Sangean DT-400W. Infelizmente nenhuma das novas capacidades tornou-o mais competitivo quanto a captação de sinais fracos. O Sangean foi melhor em ondas médias, na faixa meteorológica e FM e na seletividade em ondas médias – independente do filtro selecionado no CC Pocket.

O passo de sintonia de 1 kHz, maior número de memórias, alarme, alto falante mais potente, maior garantia e emborrachamento do gabinete certamente chamará a atenção de vários compradores. A performance do CC Pocket neste teste deixou-o na parte de baixo da tabela — o que não necessariamente significa que ele tenha problemas, mas sim que ele realmente não sirva para o Dexista que busca bom rendimento nas faixas de ondas médias, FM ou faixa meteorológica. Para este tipo de comprador, o valor de $64,95 ($5,00 a mais que o inovador Traveler III, por exemplo) soará excessivo — especialmente por conta de seu baixo rendimento nas quatro categorias deste teste.

Sangean DT-400W
O rádio de bolso amarelo rendeu até bem levando em conta que seu projeto vertical data de 2008 e não conta com chip DSP. Apesar da antena de ferrite pequena e da falta de qualquer filtro ele possui sensibilidade bastante razoável em ondas médias e chegou inclusive a superar o CC Pocket em várias categorias. Ele não tem várias da funções versáteis do CC Pocket mas em condições de Dexismo real ele foi superior.

Muitos Dexistas serão cativados pelo charme do modelo e sua performance — mesmo que não seja a maior em termos de sensibilidade, seletividade em ondas médias ou qualquer outra categoria exceto a qualidade de áudio. Ele basicamente proporciona a melhor performance possível em um pequeno receptor vertical — um pacote bastante agradável de usar. Se você ouvir sua música preferida em FM estéreo (com o reforço de graves acionado), certamente será convencido que o rádio é muito bom — e que o preço de $57,67 é uma barganha. Trata-se de um verdadeiro clássico com mais de sete anos de sucesso, e em time que está ganhando não se mexe!

Tecsun PL-310ET
Desde sua introdução em Setembro de 2009 este modelo liderou a competição entre os receptores ultralight em quase todas as categorias — e quanto a certas capacidades ele ainda continua à frente . A sensibilidade em FM e ondas curtas continua em um nível muito superior e permanece bastante competitivo quanto a seletividade em ondas médias. Infelizmente a Tecsun não fez nada para corrigir os problemas do projeto — algo que fabricantes como C. Crane e Eton ao introduzir novos modelos corrigiu com bastante eficiência. Tendo em vista isso, o Tecsun PL-310ET (e modelos relacionados) não está mais no nível mais alto entre os receptores ultralight quanto a performance para o Dexismo em ondas médias. A inovação permitiu ao CC Skywave e Traveler III superá-lo quanto a seletividade e sensibilidade em ondas médias, respectivamente.

Apesar dos detalhes o PL-310ET ainda tem muito a oferecer aos Dexistas — inclusive aos entusiastas das ondas médias que não se preocupam com os problemas do circuito digital. As múltiplas funções no display, áudio potente, modos de busca avançados e capacidade de memória superior são vantagens significativas para os Dexistas de qualquer faixa, algo que muitos hobbystas certamente ficarão relutantes em deixar de lado. Um modelo relacionado (PL-380) ficou muito famoso por conta da possibilidade de modificação da antena de ferrite combinada com o filtro de 1 kHz — uma capacidade que nenhum dos outros competidores possui. Para os entusiastas do FM e ondas curtas ele (e os modelos relacionados da Tecsun) ele é a única escolha séria, com performance sob condições de sinal fraco em um nível superior a de qualquer outro modelo presente nesta competição. Em resumo, apesar do fato de a performance em ondas médias ter sido finalmente superada (após mais de cinco anos), o valor de $49,89 é uma barganha para o que o rádio oferece.

C. Crane Skywave
Ao corrigir todos os problemas do circuito digital presentes no Tecsun e introduzir a cobertura da faixa aérea e meteorológica, a C. Crane criou o portátil dos sonhos para escutas em canais adjacentes em ondas médias tanto para Dexistas como viajantes em geral. Embora não possua funções de busca como o Tecsun, display, quantidade de memórias e custar significativamente mais, sua interessante combinação de excelente sensibilidade em ondas médias, filtragem DSP e áudio tornam ele uma excelente alternativa para quem se disponha a gastar mais.

Com performance concentrada em ondas médias e na faixa aérea, a  C. Crane merece os nossos elogios por sua inovação no desenvolvimento de um rádio de bolso bastante versátil e com excelente qualidade de construção. Embora sofra forte concorrência do Traveler III quanto a sensibilidade e capacidade de nulos em ondas médias, ele lidera a competição quanto a seletividade. Esta combinação é suficiente para torná-lo a melhor opção para o Dexismo transoceânico — e satisfez os desejos de muitos hobbystas que aguardaram anos por um fabricantes capaz de corrigir problemas como os heteródinos, “soft mute” e áudio desbalanceado. Para os Dexistas de ondas médias domésticos que buscam aspectos semelhantes mas acham os $89,95 C.Crane muito alto, o Eton Traveler III é a melhor alternativa.

Eton Traveler III
Os Dexistas de ondas médias domésticos ficarão bastante felizes em ver que a inovação e criatividade estão presentes nos modelos da Eton — que criou o mais sensível e bonito rádio de bolso que existe. Embnora ele não tenha a mesma competência na escuta em canais adjacentes, nele também foram corrigidos os problemas do circuito digital presentes nos modelos da Tecsun, além de possuir excelentes nulos. O Traveler III possui alguns problemas do seu circuito digital, mas são insignificantes em comparação com sua incrível combinação de sensibilidade em ondas médias, fidelidade de áudio e nulos — tornando a busca com ele de sinais fracos um prazer.

A inovação dos modelos da Eton parecem ter se concentrado na performance em ondas médias em detrimento das demais e a falta de filtros DSP provavelmente não irá satisfazer os Dexistas de canais adjacentes quanto a seletividade, mas sua única opção de filtragem é relativamente eficiente, e combinado com seus excelentes nulos ele pode ocasionalmente proporcionar escutas de sinais fracos próximos a estações locais. O valor de $59,99 é uma verdadeira barganha para os Dexistas domésticos em busca de boa sensibilidade, fidelidade de áudio e nulos — e o bonito gabinete, aparência do display e capa protetora pode torná-lo uma opção bastante interessante.

Considerações finais
Agora que você tem o mais detalhado guia de compra de receptores ultralight do mundo, por quê não pensar bem e investir em uma dessas pequenas maravilhas? Tanto para Dexismo sério como captações em viagens, estes modelos proporcionam capacidades muito acima de qualquer receptor de bolso do século passado. Se você começou no Dexismo com rádios transistorizados do mesmo porte verá que a diferença é mesmo muito grande.

Assim sendo, vá em frente, faça sua escolha e descubra os aspectos únicos de buscar um DX raro com um rádio de bolso! Os mais de 1500 membros do grupo do Yahoo “Ultralight Radio” receberão você muito bem e proporcionarão toda a assistência necessária para que sua satisfação seja garantida.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: