A estação de monitoramento da Rádio Tirana

3 05 2015

Erik Køie

A Albânia é um país localizado no Mar Adriático que tem uma área de 28748 km² e em Julho de 2004 sua população era de 3544800 habitantes. Entre 1990 e 1992 o comunismo caiu e uma democracia multipartidária foi estabelecida.

Quarenta anos atrás a Rádio Tirana era conhecida por suas transmissões em diversos idiomas. Em 1966 eram nove idiomas e 20 em 1975. Em 1985 eram 22 idiomas, mas após 1992 o número de idiomas caiu para oito ou nove! Em 1966 a China construiu uma pequena estação de monitoramento cuja tarefa era a captação de transmissões por onda terrestre em ondas médias e curtas, verificar se os transmissores em Fllaka, Shijak e Cerrik estavam nas frequências corretas, etc. O pessoal consistia de quatro técnicos e um chefe que era um engenheiro eletrônico.

A foto acima mostra o equipamento chinês (copiado dos russos), que foi usado de 1966 a Dezembro de 1993, com a chefe da época, Drita Cico, em frente ao sistema valvulado de medição de modulação e frequência. Ele consistia de dois receptores WS423 para ondas médias e curtas, dois medidores de modulação TF-2, um medidor de frequência PBE-1 para até 30 MHz e um gerador de frequência padrão para 500 Hz, 1, 10, 100 kHz e 1 MHz, etc. Embora a sala de monitoramento tivesse apenas 7 x 4 x 3,3 metros, esses equipamentos permaneceram lá após a desativação a título de curiosidade, embora Drita tivesse solicitado a remoção. Na parte frontal à esquerda está um medidor de intensidade de campo Rohde-Schwartz para as faixas de ondas médias e curtas. O medidor chegou à estação em 1999, mas não creio que continuem em uso.

Acima está o técnico Robert Omari operando um dos receptores. Ele trabalhou na estação de monitoramento por vários anos. Hoje os seguintes equipamentos são utilizados: dois receptores Yaesu FRG-8800, um Grundig YB-500, um Grundig Ocean Boy, um radiomagnetofone Grundig RR1350 e duas TVs coloridas Samsung. Além disso eles possuem um Lowe HF-225 controlado remotamente que foi modificado para medir intensidade de campo e modulação, mas que desde de Setembro de 2001 é usado pelo antigo diretor técnico da Rádio Tirana. Em 27 de Novembro de 2004 foi instalado um receptor de satélite para monitoramento dos programas da TVSH (SH = Shqiptar) e Rádio Tirana via Eutelsat.

Há seis antenas instaladas no teto da Rádio Tirana, e a principal tem o formato da letra G em alfabeto Cirílico, que eu chamaria de “antena L”. Outras cobrem as faixas de VHF e UHF, além de ondas médias e curtas. A foto acima foi tirada em 26 de Novembro de 2004.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: