O informe de recepção mais curto do mundo

25 04 2015

Adrian M. Peterson

No dia 21 de Janeiro de 1946 estive na casa de Ern Suffolk, que vivia a meia hora de bicicleta da minha casa em uma pequena cidade no sul da Austrália. Ern era um conhecido Dexista que montou uma grande coleção de cartões QSL naquela época e inclusive foi editor de um programa DX da Rádio Austrália.

Naquele dia de verão eu fazia escutas em um elaborado receptor de ondas curtas e captei o familiar encerramento de transmissão da Voz da América, com sinal alto e claro. Na minha pouca experiência perguntei a Ern se poderia enviar um informe de recepção com tão poucos dados. Ele disse: “Bem, você pode tentar”. Perguntei então para onde devia enviar o informe e ele sugeriu dois locais, VOA Hawaii e VOA-OWI em São Francisco.

Enviei aos dois endereços um informe de recepção de um minuto e meio da transmissão da VOA Honolulu na esperança de que ao menos um deles seria respondido com cartão QSL. Imagine minha surpresa quando recebi dois cartões QSL, cada um com carimbo dos correios tanto de Honolulu como São Francisco na mesma data, 5 de Março de 1946!

O QSL de Honolulu tinha um texto breve de confirmação com a data e a frequência de 6120 kHz. O cartão mostra uma representação artística do Oceano Pacífico e a identificação da estação com um texto grande nas cores vermelha e azul.

O QSL da Califórnia seguia o modelo regular dividido em blocos vermelho, branco e azul. Havia um espaço em branco que normalmente era preenchido o indicativo com letras grandes, que neste caso foi datilografado com tinta azul o indicativo KRHO e a frequência de 6120 kHz. Também foi datilografada a hora da recepção, 1000-1000½ GMT.

Se dúvida foi um fato único que um informe tão curto, com apenas meio minuto, tenha sido confirmado com dois cartões QSL de localidades diferentes e por eles terem sido carimbados na mesma data. De qualquer maneira não recomendo o envio de informes de recepção tão curtos.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: