Confirmando um jammer

11 04 2015

Adrian M. Peterson

Thomas Drescher, de Rosrath, Alemanha, informa que também recebeu a confirmação de um jammer. Na década de 1970 existiram diversas estações piratas operando à bordo de navios ancorados nas águas do Mar do Norte com programação voltada a vários países da Europa. Um desses foi o Mebo 2, que identificava-se como RNI, Radio Nordsee International e tinha como alvo a Inglaterra e Holanda, embora sua programação fosse em Inglês e Alemão.

O transmissor tinha 10 kW e operava em 6210 kHz, embora em alguns dias ele tenha sido ajustado para os 6215 kHz. A estação marítima Rogaland Radio, localizada no sul da Noruega afirmava que a RNI transmitia em um canal da Rogaland Rádio, sendo que esta então passou a efetuar jamming sobre a programação da estação pirata.

Uma fita com repetição contínua em Inglês informava: Esta é uma transmissão da estação costeira norueguesa Rogaland Rádio operando em banda lateral superior com portadora em 6215 kHz. O propósito desta transmissão é limpar o canal de transmissões não autorizadas e fora de faixa e melhorar as condições de recepção dos navios que desejem comunicar-se com estações costeiras nesta frequência ou em canais marítimos adjacentes.

Thomas Drescher enviou um informe de recepção do jammer da Rogaland Radio e recebeu o QSL. O texto de confirmação escrito à mão estava no verso de uma fotografia com dois operadores de rádio em frente aos paineis de controle da referida estação.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: