International Shortwave Broadcast Guide

5 04 2015

Adrian M. Peterson

Um dos livros voltados ao nosso hobby com melhor relação custo/benefício é a versão de inverno 2014 – 2015 do International Shortwave Broadcast Guide, de Gayle van Horn (Teak Publishing). Esta, que é a terceira edição nesta série contém quase 500 páginas de informações valiosas e interessantes sobre a radiodifusão em ondas curtas.

Gayle van Horn questiona: Por quê você deve ouvir ondas curtas? Simples, pois o rádio em ondas curtas é sua janela para o mundo. No mundo todo o rádio em ondas curtas permanece como meio mais disponível e acessível de comunicação em massa e informação. Ele permite a escuta de vozes dos quatro cantos do planeta, com cobertura quase instantânea de notícias e eventos.

É possível escutar com facilidade estações de ondas curtas de todos os continentes, especialmente se você souber quando ouvir! Este é o ponte onde a nova edição do International Shortwave Broadcast Guide é particularmente útil.

O International Shortwave Broadcast Guide (edição de inverno 2014-2015) é uma fonte única de informações com um guia de  24 horas classificado por emissora/frequência de todas as estações conhecidas que transmitem em ondas curtas durante o período de publicação. A informação é tabulada em um esquema de hora em hora que inclui idiomas, frequências e áreas de destino de cada transmissão.

Essa nova publicação eletrônica é uma versão expandida do guia de transmissões em Inglês impresso nas páginas da revista Monitoring Times por mais de 20 anos. É publicada duas vezes por ano para corresponder ao período sazonal de mudança de frequências.

As páginas do International Shortwave Broadcast Guide são um convite e tanto para aventuras com o rádio. O primeiro capítulo fornece informações muito interessantes sobre o rádio em ondas curtas. Na sequência há dicas sobre as faixas internacionais e de ondas tropicais, assim como sugestões de uso e disponibilidade de bons receptores de ondas curtas.

Este guia altamente completo é classificado pela hora UTC, com as estações de ondas curtas listadas em ordem alfabética de país. Se você quer ouvir o mundo, esta é sua oportunidade; as quase 400 páginas tem a reprodução em cores de diversos cartões QSL.

Próximo ao final do International Shortwave Broadcast Guide você encontrará uma lista de todos os programas DX que vão ao ar em ondas curtas, incluindo os vários horários do Wavescan. No último capítulo deste fascinante livro, Gayle van Horn compartilha diversas dicas, dentre elas a da disponibilidade em formato digital de vários livros sobre o nosso hobby.

O International Shortwave Broadcast Guide (Inverno 2014-2015) está disponível para compra na livraria virtual Amazon. O preço é inferior a US$5. Lembre-se também que as atualizações de frequência entre as edições são postadas no blog Shortwave Central em: http://mt-shortwave.blogspot.com/.

Se você não tiver acesso à internet, sugiro que entre em contato com alguém com acesso e peça que faça o download.

Recomendo fortemente a aquisição do International Shortwave Broadcast Guide (Edição de inverno 2014-2015). Ele será de grande valia em suas escutas nas faixas internacionais e tropicais.

Diria que esta publicação em termos de utilidade fica em pé de igualdade com o World Radio TV Handbook.

As ondas curtas morreram? Não, e estão longe disso. Pergunte aos que frequentam duas vezes por ano as reuniões de planejamento da HFCC; aos que buscam um lugar vazio no dial de ondas curtas para levar ao ar seu programa; os que planejam e produzem programas DX; ou os que respondem informes de recepção e emitem cartões QSL.

Aproveito o ensejo para agradecer à Gayle van Horn pelo excelente serviço prestado ao mundo das ondas curtas!

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: