Experiências radiofônicas em Bangladesh

14 03 2015

Adrian M. Peterson

O primeiro experimento envolvendo transmissões de rádio na antiga Índia Britânica foi feita por um cientista bengalês, Dr. Sir Jagadish Chandra Bose. Ele nasceu em Munshiganj, localidade próxima a Dhaka (Bengala Oriental) em 1858, mas seus experimentos ocorreram na região de Calcutá, em Bengala Ocidental (Índia).

Os experimentos começaram no final de 1894; em Novembro de 1895 ele fez uma demonstração pública na Prefeitura de Calcutá com a presença do Vice-Governador Sir William Mackenzie. Nela, Bose transmitiu sinais de ½ de onda a uma distância de 22 metros através de diversas paredes sólidas. Ele também usou sinais de rádio para acionar uma campainha à distância e uma arma remotamente.

Em duas ocasiões diferentes Bose fez palestras em Londres apresentando os detalhes de suas experiências em Calcutá. Em 1897 ela ocorreu na Real Instituição e dois anos depois foi na Sociedade Real. Na apresentação de 1899, Bose deu detalhes sobre o receptor coesor desenvolvido por ele e sabe-se que Marconi incorporou suas ideias em demonstrações públicas subsequentes na Inglaterra.

Não há registros históricos de experiências anteriores no território que hoje corresponde à Bangladesh, nem quanto a existência de emissoras de rádio. Talvez existiram algumas poucas estações radioamadorísticas de expatriados em localidades como Dacca e Chittagong antes da II Guerra Mundial, mas não há registros conhecidos.

Houve apenas uma emissora de rádio no território de Bangladesh enquanto fez parte da Índia durante o período colonial britânico. Nessa época, a All India Radio começou a estabelecer seu império nacional de emissoras de ondas curtas e médias por todo os país, e uma das estações foi instalada em Dacca.

Essa estação foi instalada na velha cidade de Dacca em 1939 e inaugurada em uma cerimônia em 16 de Dezembro. O estúdio da AIR VUY foi instalada em uma casa alugada na 62 Nazimuddin, Road Dacca 11 e transferida para Shahbag, que fica na área entre a velha e a nova Dacca. O transmissor foi instalado próximo a Kallayanpur. O prédio na Mazimuddin Road agora é ocupado pelo Colégio Sheikh Burhanuddin.

Na época da separação dos dois territórios, em 1947, essa emissora (indicativo VUY) com um transmissor de 5 kW em 1167 kHz foi a única emissora do Paquistão Oriental.

O Dexista Salahuddin Dolar, de Rajshahi, informou que a Bangladesh Betar celebrou seu Jubileu de Diamante (75 anos) com quatro dias de eventos festivos.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: