O informe de recepção mais curto do mundo

8 03 2015

Adrian M. Peterson

É óbvio que um bom informe de recepção deve conter informações detalhadas sobre o que foi captado de uma emissora e é desejável que possa abranger ao menos um período de vinte minutos. Entretanto, há situações em que um informe mais curto é aceitável.

Em 17 de Julho de 1986 fiz uma viagem em Indiana, nos Estados Unidos. Em um local isolado em que imaginava não haver ruído elétrico parei o carro e liguei o rádio. A estação alvo era a WQTC, que opera em 1520 kHz a partir da cidade de Bryan, Ohio.

Quatro anos antes visitei essa emissora, quando ainda usava o indicativo WBNO. Na época ela ia ao ar com o uso de energia solar, a única do país a usar tal fonte. Já tinha uma confirmação dela, quando empregava ½ kW.

A emissora foi vendida e o indicativo trocado para WQTC e seguiu usando energia solar para transmitir na mesma frequência e com a mesma potência. De qualquer maneira desejava uma confirmação dela.

Infelizmente, embora a WQTC fosse ao ar a partir de um estado vizinho, a recepção foi muito difícil, com muito QRN e QRM, ruído elétrico e interferência de outras emissoras. Ao final da hora pude ouvir apenas duas palavras identificáveis: “Bryan Radio”.

Enviei um informe de recepção com um QSL preparado à emissora. Nele eu pedi desculpas pelo relato curto e reforcei ter ouvido apenas duas palavras identificáveis e que eram relacionadas a uma loja de rádios em Bryan ou à identificação da emissora.

Recebi a resposta com o QSL preparado devidamente assinado, mas com o carimbo com o indicativo antigo.

Confirmação de um informe contendo apenas duas palavras? Bom, não?

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: