A radiodifusão francesa no Pacífico Sul – Nova Caledônia parte 2

28 02 2015

Adrian M. Peterson

A introdução da radiodifusão na Nova Caledônia, colônia francesa no Pacífico Sul ocorreu em 1920, quando uma estação foi instalada em Noumea. A estação Semaphore constituía de uma torre quadrada instalada sobre uma colina a 91 metros de altitude. O indicativo dessa estação marítima era FQN, indicando uma possessão territorial francesa.

O transmissor de centelhamento foi substituído por um valvulado em 1924 e o indicativo HZG passou a ser utilizado. Oito anos depois foi feita uma atualização e modernização com provável mudança para um novo local, com utilização do indicativo FJP.  Transmissões de teste foram captadas nos Estados Unidos em 6000 e 7100 kHz em 1936.

Dois anos depois, em Julho de 1934,o fotógrafo e eletricista Charles Graveau solicitou a aprovação governamental para instalação de uma estação amadora. Ele foi ao ar no ano seguinte com um transmissor caseiro de 20 W de entrada e 12 de saída, conforme informado em um documento histórico.

Na época, a estação de Charles Graveau usava o indicativo FK8AA e era usada para comunicação com qualquer outro radioamador capaz de captar seu sinal de baixa potência. Entretanto, como era costume na época, houve ocasiões em que a FK8AA irradiou músicas a partir de um gramofone.

O objetivo real de Charles Graveau era instalar uma emissora de rádio e em 28 de Abril de 1937 ele começou um serviço regular por meio de sua estação amadora. Nas tardes de quarta e sábado as transmissões iam ao ar a partir das 17:30.

Esse novo serviço de radiodifusão foi inaugurado em sua casa na Rue del Alma nº 44, em Noumea. Identificava-se como “Rádio Noumea”, embora o indicativo oficial FK8AA continuasse em uso.

A primeira captação no exterior da Rádio Noumea foi feita na Nova Zelândia em Janeiro de 1938. Depois disso ela foi caçada por vários radioescutas da Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. Mesmo com baixa potência ela era captada ocasionalmente a grandes distâncias. Embora tenham sido emitidos cartões QSL, obtê-lo era tão difícil quanto captar a emissora.

Revistas comerciais e de hobbystas desses países frequentemente informavam novidades sobre ela e em certas ocasiões até mesmo loggings. Foi captada inicialmente em 6120 ou 6122 kHz, e no início da década de 1940 a frequência foi ajustada para 6130 kHz. Provavelmente houve na época modificações no transmissor visando um leve aumento de potência.

Cerca de um ano depois, a emissora passou a executar no encerramento da transmissão dois hinos. Além da “Marselhesa”, também podia ser ouvido “Deus salve o rei” e “Deus salve a bandeira estrelada”, uma homenagem aos aliados no conflito daquela época. Logo em seguida a “Marcha Lorraine” passou a ser usada como sinal de intervalo.

Devido a atenção internacional que a Nova Caledônia estava recebendo com a forte presença norteamericana, o governo local começou a planejar em 1942 a instalação de uma emissora oficial. Ela foi inaugurada no final daquele ano ou no início de 1943. Na época, a FK8AA foi aposentada, embora a operação amadora tenha sido permitida após a guerra no Pacífico.

A revista australiana “Radio & Hobbies” informou que uma nova emissora do governo foi ao ar em Abril de 1943, quando a frequência de 6155 kHz foi notada. Havia ainda a menção ao indicativo FK8AA, provavelmente incorreto. A última citação ao indicativo FK8AA na mesma revista ocorreu em Julho de 1946.

A programação e horários da Radio Pacifique Noumea eram muito parecidos com a FK8AA, e aparentemente o conceito e até mesmo componentes da estação anterior foram transferidos para a nova estação. Nos anos seguintes a Radio Noumea aumentou o número de horas de transmissão e incluiu conteúdos especiais para as tropas servindo no Pacífico.

Curiosamente existiu outra emissora de radiodifusão em outra ilha francesa no Pacífico Sul com a mesma origem amadorística e indicativo parecido. Essa emissora usou o indicativo FO8AA e foi instalada no Tahiti. Sua história será abordada em outro artigo.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: