A radiodifusão na terra da Montanha do Leão

20 12 2014

Adrian M. Peterson

Se você acha que este artigo é sobre Serra Leoa, acertou! O explorador português Pedro de Cintra visitou a costa da África em 1462 e deu o nome Serra do Leão a esse território. Posteriormente foi adotada a versão em Italiano, que significa, naturalmente, Montanha do Leão.

Serra Leoa é um país da costa oeste da África. Possui uma costa com cerca de 400 km e a capital é Freetown. O Porto de Freetown é o terceiro maior porto natual do mundo. A população é de cerca de sete milhões de habitantes, composta por 16 grupos étnicos, tendo como idioma nacional o Inglês. Os principais produtos de exportação do país são diamantes, titânio e ouro.

Em meados de 500 a.C. os primeiros colonos a migrar para a área eram de tribos africanas; cerca de mil anos depois a área tornou-se um grande centro escravagista para os impérios Português, Holandês, Francês e Britânico. Em 11 de Março de 1792, a Inglaterra estabeleceu a colônia de Freetown para escravos libertos do Império Britânico. Dezesseis anos depois o território foi anexado à Coroa Britânica.

Serra Leoa obteve a independência em 1961 e dez anos depois foi proclamada a república. Entretanto, uma terrível guerra civil eclodiu em 1991, perdurando  até 2002.

A radiodifusão em Serra Leoa começou na década de 1930 pela modalidade via cabo ou, como conhecido na época, um serviço de redifusão. O recém empossado governador, Sir Arnold Hodson, tinha sido transferido das Ilhas Falklands, onde já havia estabelecido um sistema similar.

O rádio via cabo em Freetown foi inaugurado em 7 de Maio de 1934 às 19:00, quando o Governador Hodson fez um discurso diante de um microfone instalado no Wilberforce Memorial Hall e declarou o sistema aberto. Ele foi o primeiro sistema de rádio via cabo do Oeste da África, e posteriormente o Governador Hodson estabeleceu um terceiro serviço de redifusão em Accra, na Costa do Ouro, após ter sido transferido.

O sistema de rádio via cabo era disponibilizado aos moradores da cidade e consistia da retransmissão de conteúdo da BBC recebido em ondas curtas e produções locais. No auge do seu sucesso, 20 anos depois, o Serviço de Redifusão de Freetown tinha 2300 assinantes e era considerado como de alta qualidade, embora a recepção fosse variável, principalmente na estação chuvosa. O serviço foi encerrado em 1963, logo após a independência, quando as transmissões de rádio no país ocorriam de forma relativamente regular.

A primeira estação de rádio em Serra Leoa foi ativada por volta de 1921, quando um transmissor de centelhamento foi instalado em Freetown. A estação, sob indicativo VPU, foi instalada no terminal de cabo da Companhia Telegráfica Africana.

Em Dezembro de 1947 uma nova estação de ondas curtas foi instalada em Freetown, com um transmissor Marconi SWB-8E de 1 kW fabricado em Chelmsford, Inglaterra. Usava o indicativo ZHV5 e fazia parte de um circuito inter-africano que incluía as cidades de Bathurst (Gâmbia), Lagos (Nigéria) e Accra (Ghana).

A estação ZHV5 foi captada na Austrália em 8125 kHz solicitando informes de recepção. Inicialmente foi ao ar apenas às segundas-feiras.

Conforme a cena radiofônica foi consolidada, em 1949 o governo britânico destinou uma grande soma para expandir o estúdio instalado na estação de rádio via cabo e instalar um novo transmissor. Dois anos depois, transmissões experimentais foram ao ar usando um transmissor de 300 W em 9630 kHz instalado Freetown. Entretanto, após algumas semanas no ar as transmissões foram encerradas em Julho de 1951 devido à falta de verbas.

Quatro anos depois, outra verba de Londres permitiu a construção de um novo estúdio na Pemba Road e a instalação de um transmissor de 5 kW na Hill Station, nos limites de Freetown. O novo serviço de radiodifusão foi inaugurado em 1956, sob jurisdição do Departamento de Relações Públicas e o estúdio e transmissor subordinado ao Departamento de Correios e Telégrafos, com programas em sua maioria provenientes de discos gravados pela BBC.

Pouco depois a emissora foi inaugurada, com uma potência de 5 kW e utilizando a popular frequência de 3316 kHz, sendo logo em seguida captada na Suécia e confirmada.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: