Tributo à WYFR: uma era histórica chega ao fim

14 12 2014

Adrian M. Peterson

Dando continuidade à nossa longa série de artigos sobre uma das mais antigas e maiores emissoras de ondas curtas norteamericanas, continuamos sua história no período de transição de propriedade. Ela foi ao ar com os indicativos W2XAL, W1XAL, WSLA, WRUL, WNYW e o familiar WYFR foi adotado em 1973.

Em 1959, Harold Camping e outros dois amigos compraram uma emissora de FM em São Francisco, Califórnia, cuja história começou em 1947. Tal emissora foi originalmente inaugurada por ninguém menos que a Warner Bros e operando em 97,3 MHz usava o indicativo KWBR.

Durante os doze anos seguintes a emissora passou por várias mudanças de dono e indicativo, e quando ela foi procurada por Harold Camping e seus parceiros em 1959, ela operava como KOBY-FM, com 82 kW e ainda na frequência de 97,3 MHz. Ela passou a ser controlada por seus novos proprietários, a Family Stations Inc, em 4 de Fevereiro de 1959 sob o indicativo KEAR.

Neste período as emissoras de rádio e TV da Family Radio passaram a operar em uma rede englobando mais de cem emissoras, incluindo retransmissores. Além disso, sua programação era distribuída em vários canais de satélite.

Na busca de aumentar a cobertura mundial, a Family Radio começou a planejar a possibilidade de transmitir em ondas curtas. Ela começou retransmitindo seu conteúdo pela WNYW, que tinha estúdios em Nova Iorque e transmissores em Hatherly Beach, Massachusetts.

O novo esquema de transmissões em ondas curtas via WNYW foi implementado em 22 de Janeiro de 1972 por um período diário de três horas. Na época a WNYW ia ao ar com três ou quatro transmissores em paralelo. Isso deu à Family Radio mais dezesseis horas de transmissões diárias, proporcionando boa cobertura das Américas, Europa e África.

Na mesma época a Family Radio também negociava com a Bonneville International, de Salt Lake City, Utah, que era dona da WNYW, a compra desta histórica e conhecida emissora de ondas curtas da região de Scituate, Massachusetts. A Family Radio anunciou em 19 de Outubro de 1973 a compra da emissora de ondas curtas da costa leste ; no dia seguinte a WNYW passou a operar com o indicativo WYFR.

Relembrando esse período, Dan Elyea, Diretor de Engenharia da WYFR, disse que o pessoal da WNYW deu ao pessoal da emissora apenas uma hora no período da tarde para se familiarizar com os equipamentos eletrônicos da estação. No primeiro dia de operações como WYFR, só dois transmissores foram utilizados para irradiação de conteúdo em Inglês e Espanhol para a Europa e América Latina.

O primeiro boletim de programação impresso foi emitido pela WYFR algumas semanas depois, já no mês de Novembro e informava que ia ao ar por nove horas diárias com programação similar dirigida à Europa e América Latina em Inglês e Espanhol. Quando os quatro transmissores foram ao ar ela passou a ser captada em todas as faixas internacionais entre os 5 e 21 MHz, de acordo com as condições de propagação. Um total de nove antenas rômbicas eram utilizadas, das quais quatro eram reversíveis.

Na época da aquisição, a WNYW-WYFR ia ao ar com os seguintes equipamentos:

WNYW2 e WNYW3: dois transmissores de 100 kW (Harris) Gates, modelo HF100;

WNYW4 e WNYW5: um transmissor de 50 kW (Harris) Gates, modelo HF50C e um Continental modelo 417B

Nessa época não havia transmissor identificado como WNYW1. Ao que parece, ele era uma unidade auxiliar de 20 kW que foi retirada de serviço.

No ano seguinte, um transmissor adicional de 100 kW Continental modelo 418D foi instalado. Essa unidade já havia sido planejada e licenciada sob propriedade da WNYW.

Houve planos de instalação de um transmissor de 50 kW (Harris) Gates nas dependências da emissora ELWA, próxima a Monróvia, Libéria, e que entrou em operação três anos depois. Entretanto, após um desastroso incêndio na WNYW em 1967, essa unidade foi remanejada e outra enviada à emissora de ondas curtas do país africano.

Logo após a Family Radio assumir as instalações da WNYW em Hatherly Beach, deu-se início ao planejamento de uma nova emissora de ondas curtas a ser instalada em Okeechobee, Flórida.

Quando as grandiosas instalações na Flórida foram concluídas, os transmissores de Hatherly Beach foram levados a Okeechobee, onde foram reinstalados. Por um período de dois anos a WYFR foi ao ar a partir de duas localidades diferentes, Massachusetts e Florida.

O primeiro transmissor de Hatherly Beach a ser reinstalado em Okeechobee foi um Continental 418D de 100 kW que havia sido instalado recentemente. Isso ocorreu no final de 1977. Então, cada uma das unidades remanescentes em Hatherly Beach foram passadas a Okeechobee.

A última transmissão da WYFR a partir de Hatherly Beach foi encerrada às 2052 UTC em 17 de Novembro de 1979. Era uma transmissão destinada à África com 50 kW em 21525 kHz. Quando este transmissor foi removido, a estação de Hatherly Beach foi silenciada após sessenta anos de serviço.

Em 1993 um visitante descreveu o local como abandonado e cheio de mato, embora esteja agora ocupado por casas.

A WYFR sempre foi boa verificadora de informes e isso vem desde a época de Hatherly Beach, embora o escritório de Oakland, Califórnia, fosse a origem dos QSLs emitidos.

No início, três diferentes cartões QSL foram emitidos. Duas impressões diferentes eram conhecidas, mostrando microfones e o indicativo da emissora em grandes letras vermelhas. Houve um terceiro, com a reprodução dos prédios da emissora.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: