Santa Maria Rádio

30 11 2014

Todd Shoemake

A Santa Maria Rádio celebrou 68 anos de atividades em 2014. Por todos esses anos prestou excelentes serviços à comunidade aeronáutica internacional. Vejamos como tudo começou…

Após o fim da II Guerra Mundial, a base aérea construída pelos norteamericanos na ilha de Santa Maria entre Agosto de 1944 e Junho de 1945 foi transferida à administração portuguesa em Julho de 1946.

Uma vez concluída a certificação do aeródromo para o tráfego civil em Setembro de 1946, Santa Maria, devido a sua excelente posição geográfica e condições aerológicas – situada no meio do Atlântico Norte e com uma grande área plana com excelente visibilidade – tornou-se um importante ponto de suporte ao desenvolvimento da aviação civil internacional.

Um avião Constellation da PAN AM, voando de Nova Iorque a Lisboa, foi o primeiro a pousar em Santa Maria. Isso ocorreu em 29 de Outubro de 1946.

Durante as décadas seguintes, o aeroporto de Santa Maria tornou-se uma importante plataforma para aviões no meio do oceano e ofereceu serviços inestimáveis às companhias aéreas nesse período, cujos aviões, devido à limitações técnicas eram forçados a fazer escalas para reabastecimento durante voos transatlânticos entre a América, Europa e África.

Simultaneamente, Santa Maria também tornou-se um centro importante de retransmissão de telecomunicações – telex e rádio – entre os continentes americano e europeu em um tempo em que sofisticados cabos submarinos e satélites que hoje conectam os dois lados do Atlântico não eram usados para propósitos aeronáuticos.

Em maio de l946, a PICAO (Organização Internacional Provisória da Aviação Civil), entidade que precedeu a I.C.A.O. (Organização Internacional da Aviação Civil) escolheu a ilha de Santa Maria para instalar o centro de controle que seria responsável pelo Atlântico Norte sob jurisdição portuguesa.

Usando os equipamentos que foram instalados e usados pelos americanos durante a guerra – potentes estações de rádio e teletipos – o Centro de Controle de Santa Maria passou a atender os voos de sua região.

Na época, a precursora do que hoje é a Santa Maria Rádio – mantida pela então Santa Maria Airways – já mantinha em Código Morse as comunicações com os aviões presentes na região.

O começo do serviço radiotelefônico pelo Centro Radiofônico do Aeroporto de Santa Maria ocorreu em 29 de Outubro de 1946. O primeiro contato foi feito pelo Sr. Francisco Vitorino, e neste contato participaram Santa Maria, Nova Iorque e o voo Clipper 101 (da empresa norteamericana PAN AM) que ligava Londres à Nova Iorque.

Aquele momento foi indubitavelmente crucial no início de uma rede radiotelefônica eficiente no Atlântico Norte.

A partir daquele momento, a estação aeronáutica de Santa Maria passou a acompanhar a evolução tecnológica do setor.

Os transmissores de fonia “T4” e os telegráficos Wilcox Electric foram substituídos durante a década de 1950 por equipamentos “Collins” com 3 kW que eram equipados com 10 canais em AM.

In 1971, new 5.000 Watt “Aerocom” transmitters were installed. These transmitters, already prepared for AM (SELCAL) and SSB (radio) emission, have 6 transmission channels of automatic commutation, which is activated from the air/ground positions, and are still in use in Santa Maria Radio.

Os parques de antenas de recepção e transmissão, que ainda estão instaladas nos prédios originais, são equipados com antenas dipolo omnidirecionais.

Desde o início da década de 1990, as condições técnico-operacionais da estação aeronáutica de Santa Maria melhoraram consideravelmente, de forma a manter-se em boas condições para atender o crescente tráfego aéreo entre a Europa e ilhas do Caribe.

Entre outras coisas, houve a modernização da estação em Abril de 1991 com a instalação de computadores e de novas estações de trabalho com melhores condições operacionais e ergonômicas em Outubro de 1994.

O maior salto qualitativo ocorreu com a conclusão do Projeto Atlântico. Um novo centro de controle, com uma estação aeronáutica totalmente renovada e reequipada, novos centros de transmissão e recepção e novos parques de antenas deixaram a estação pronta para os desafios do novo milênio.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


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