Emissoras clandestinas da década de 1980 (parte final)

8 11 2014

Paul Ormandy

LÍBANO
Uma emissora chamada Voz da Montanha passou a transmitir em 1975. Controlada pelo Partido Socialista Progressista, liderado por Walid Junblatt, foi captada em 1080 e 6052 kHz. O transmissor provavelmente ficava na cadeia de montanhas Shuf , na região de Beirute. Em 1989 passou a transmitir em 108,0 MHz e abandonou as ondas curtas.

LÍBIA
A Voz do Povo Líbio foi uma emissora anti-Gaddafi captada pela primeira vez em 13 de Setembro de 1982 com programas de seis horas. Intitulava-se como Voz da Frente Nacional de Salvação da Líbia. As transmissões tinham como provável origem a Etiópia ou Iraque.

MALÁSIA
A Voz do Povo Malaio, hostil ao governo local e à influência Soviética/Vietnamita no sudeste asiático e pró-Pequim, foi ao ar em 1 de Julho de 1981. Os programas eram em Malaio e Chinês Tradicional. A emissora era conhecida como Voz da Revolução Malaia e mantida pelo Partido Comunista Malaio. Em Fevereiro de 1982 foi captada em 5600, 8998, 6700 e 6770 kHz. Foi substituída pela Voz da Revolução Malaia, que deixou de transmitir em 30 de Junho de 1980.

Foi anunciado em 1 de Maio de 1987 que a Voz do Povo da Malásia, deixaria de transmitir. A emissora, porta voz da facção Marxista-Leninista do Partido Comunista Malaio, transmitia em Chinês, Malaio e Tamil desde 1976. Transmitia a partir de uma unidade móvel no sul da Tailândia.

MARROCOS
Museu da Frente Polisário (Reprodução Wikipedia)

Em Novembro de 1982, a Voz do Saara Livre, emissora da Frente Polisário com mensagem contrária ao governo marroquino começou a transmitir. Sua origem provável era a Argélia. Em Fevereiro de 1989 passou a usar os equipamentos do serviço externo da Rádio Argélia. Era captada entre 22-2300 em 15215 e 9640 kHz.

MOÇAMBIQUE
A Voz do Movimento Nacional de Resistência de Moçambique (“Voz da Renamo”) foi captada em Setembro de 1983 com transmissões diárias de 0400-0500 e 1700-1800 em 4764 kHz, informando um endereço em Portugal. Transmitia a partir da Rodésia e África do Sul.

NAMÍBIA
Usando os transmissores da Voz Revolucionária da Etiópia, a Voz da Namíbia levou ao ar programas pró-SWAPO (Organização Popular do Sudoeste Africano, da sigla em Inglês) no início de 1981. Usava a frequência de 9595 kHz por 30 minutos a partir das 1900z e informava endereços em Addis Ababa (onde provavelmente ficava o transmissor) e Luanda, Angola. Em 9 de Julho de 1989, a emissora anunciou que deixaria de transmitir por conta da independência do país.

NICARAGUA
O primeiro Dexista neozelandês e informar atividade em ondas curtas a partir da Nicarágua foi Bryan Clark em 16 de Setembro de 1982 com a captação da La Voz de Sandino em 6227 kHz às 0423z com conteúdo político em Espanhol até o encerramento às 0443z. Steven Greenyer, de Invercargill, a captou em Inglês às 1100z em 6220v. Em Maio, a governamental La Voz de Nicaragua , opositora da La Voz de Sandino, mantinha perseguição em várias faixas, sendo a primeira captada em 6015 e a outra em 6017,4 kHz! A La Voz de Sandino era mantida pela ARDE, Alianza Revolucionaria Democratica, um grupo não-comunista e pró-Sandinista.


A.R.D.E. Frente Sur Commandos em El Serrano, Nicaragua, 1987 (Reprodução Wikipedia)

Embora a Radio Quince de Septiembre tenha começado a transmitir em 9 de Abril de 1981, ela foi captada na Nova Zelândia apenas em Agosto de 1983, por Owen Cullen, de Hikurangi, em 6900 kHz às 0505z. A emissora, mantida pela Legião 15 de Setembro, um braço da Aliança Democrática Revolucionária da Nicarágua (ADREN), foi posteriormente captada em várias frequências, entre elas 5555, 6833 e 6575 kHz. O transmissor provavelmente ficava em Honduras e emitia em Inglês, Miskut, Espanhol e Suma.

A Radio Miskut reapareceu em 19 de Outubro de 1986 após uma ausência de vários meses. Os programas eram em sua maioria em Miskut, com algum conteúdo em Espanhol na frequência de 5565kHz. Era mantida pela Misurata, uma coalizão de índios Miskito, Sumo e Rama da Força Democrática da Nicarágua.

A La Voz del la UNO “Voz da União Nicaraguense de Oposição”, um grupo de “contras” mantido pelos Estados Unidos, foi captada pela primeira vez em 13 de Março de 1987 entre 0200-0300z em 5889v. Às vezes retransmitia a Radio Quince de Septiembre. O transmissor também ficava provavelmente em Honduras.

OCEANO PACÍFICO
Em 13 de Março de 1983, Bryan Clark, de Auckland, captou a Rádio Tropical em 7295 kHz às 0824z com o slogan “a voz do Pacífico livre da bomba atômica”. Também identificava-se como “Seven Degrees North Radio” e provavelmente transmitia a partir de Majuro, nas Ilhas Marshall. Há pouquíssimas informações sobre ela.

PALESTINA
Em Outubro de 1982 foi informado que o governo iraquiano deu permissão para a criação de uma nova Voz da Palestina para substituir o transmissor no Líbano anteriormente capturado pelos israelenses. O diretor da VOP e demais integrantes deixaram a Jordânia com direção ao Iraque para dar início às novas transmissões.


Mausoleu de Yasser Arafat (Reprodução Wikipedia)

A emissora da Frente Popular para a Libertação da Palestina – liderada pelo Comandante Geral, Ahmad Jibril, Rádio Al Quds, foi captada pela primeira vez em Árabe, Hebreu e Inglês em 1 de Janeiro de 1988. O transmissor provavelmente ficava na Síria e a emissora anunciava endereços no Líbano, Iêmen, Síria e Líbia. A emissora transmitia conteúdo contra Yassir Arafat e qualquer acordo de paz Palestino/Israelense.

SOMÁLIA
On 27th May 1989, Radio SNM, the voice of the Somali National Movement was observed 1500-1700 daily on 6460-6516vf. The station would eventually become Radio Hargeisa.

ÁFRICA DO SUL
Em 20 de maio de de 1985, o Ministro da Informação do Zimbábue disse em uma conferência no Secretariado da Comunidade das Nações que em 12 meses planejavam transmitir para a África do Sul programas destinados aos movimentos de libertação. Assim foi ao ar a Rádio Liberdade, com transmissores em Angola, Etiópia, Gabão, Madagascar, Tanzânia e Zâmbia.

SRI LANKA
Captada em 28 de Setembro de 1985, a Voice of Tamil Eelam transmitia em Tamil, Inglês e Sinhala várias vezes por semana em 7000v. Seu endereço era em Madras, Índia. Em 1986, uma emissora clandestina negra provavelmente utilizando as instalações da SLBC com o mesmo nome transmitiu com o objetivo de criar descrédito sobre a emissora anteriormente citada.

Selo não-oficial do grupo Tamil Eelam (reprodução Wikipedia)

SUDÃO
A Rádio ELPS, porta-voz do Exército de Libertação do Povo do Sudão foi captada com programas em Árabe e Inglês de 1300-1400z em 9705 kHz. O ELPS foi um grupo Marxista-Cristão que lutou conta o governo muçulmano do Sudão.

SURINAME
A Rádio Suriname Livre surgiu em Maio de 1985. Usando as instalações da La Voz del CID, era hostil ao governo surinamês. Foram captadas transmissões em Holandês entre 1930-1945 em 9940 e 11680 kHz. Anunciavam um endereço em Rotterdam e em Março de 1987 anunciaram planos de ir ao ar em Espanhol.

TURQUIA
Uma das mais antigas emissoras do Partido Comunista Turco, a Rádio Bizim (“Nossa Rádio”) começou a transmitir em 1958. Em Julho de 1989, jornais turcos informaram que a Rádio Bizim encerraria as atividades após mais de 30 anos de operação. A mudança foi considerada necessária para encorajar o governo turco a legalizar os partidos comunistas.

A Voz do Partido Comunista Turco foi ao ar pela primeira vez em 1971. O transmissor ficava provavelmente na Alemanha Oriental e tinha forte relação com a Rádio Bizim, com a qual compartilhava o transmissor. O endereço informado ficava em Estocolmo, Suécia. Também usava instalações na Romênia, compartilhando equipamentos  com a Voz da Verdade, tendo como destino a Grécia.

VANUATU
Radio Vemerana was reported by New Zealand DXers on 3522kHz at 0900z in early July 1980. Programming was in Bislama, French & English. They gave their location as the island of Santos (Espiritu Santo) in the “New Hebridies”. Programming consisted on anti-government messages and playing Western pops. Transmissions stopped on the 23rd of July when British and French forces reoccupied the secessionist island. They were back on the air mid-August on 3577kHz briefly, before returning to 3522kHz. A verification was received by Ray Crawford & Arthur Cushen, the signer was Robert J. Schnell of Everard Park, South Australia, a former announcer at the station.

VANUATU
A Rádio Vemerana foi captada por Dexistas neozelandeses em 3522 kHz às 0900z no início de Julho de 1980. Os programas eram em Bislama, Francês e Inglês. Informava estar instalada na ilha de Santos (Espiritu Santo), nas “Novas Hébridas”. A programação consistia de mensagens contra o governo e música pop ocidental. As transmissões foram encerradas em 23 de Julho, quando forças francesas e britânicas reocuparam a ilha secessionista. Retornaram ao ar em Agosto em 3577 kHz por um breve período antes de retornar aos 3522kHz. Uma confirmação foi recebida por Ray Crawford e Arthur Cushen, sendo assinada por Robert J. Schnell, de Everard Park, Sul da Austrália, um antigo locutor da emissora.

Bandeira proposta da República de Vemerana (1980) (Reprodução Wikipedia)

O Sr. Schnell também forneceu um artigo de oito páginas com alguns detalhes sobre a história das ilhas e a política de independência. Haviam poucas informações sobre a emissora e o Sr. Schnell disse que sua reprodução não poderia ser parcial. Como o material foi considerado politicamente controverso, optou-se por não publicá-lo no DX Times. A emissora era porta-voz da Federação Nagriamel, liderada por Jimmy Moli Stevens. A Federação Nagriamel foi então aceita como partido político e possui membros no parlamento de Vanuatu.

No mesmo mês, a Rádio Tanafo, também transmitindo de Espiritu Santo foi captada por Peter Jones em Hamilton com identificação completa em Inglês no encerramento às 1826z. As transmissões foram encerradas em 23 de Julho de 1976. Vários Dexistas neozelandeses receberam confirmações dela e a potência informada era de 60 Watts. As correspondências eram assinadas por Jimmy Moli Stevens.

VIETNAM
Em Janeiro de 1984, John Durham captou em Hamilton a Voz do Exercíto Patriótico desde Campuchea, em 5200 kHz às 1430z. Há poucas informações sobre esta emissora.

Em 22 de Fevereiro de 1984, a Rádio da Resistência Vietnamita foi captada pela primeira vez. Afirmava transmitir a partir do Campo 15 da Frente Nacional Unificada para Libertação do Vietnam. Todas as transmissões eram em 7320 kHz. A Frente Nacional Unificada para Libertação do Vietnam era um movimento anti-comunista de exilados vietnamitas na Califórnia. Os noticiários diziam que o grupo foi fundado por tailandeses infiltrados no Vietnam para efetuar operações anti-comunistas.

IÊMEN
A Voz dos Filhos Livres do Iêmen do Sul foi captada pela primeira vez em Abril de 1982 às 1415z em 11180 kHz transmitindo conteúdo hostil ao governo de Aden. Provavelmente era financiada pela CIA e usava transmissores no Sudão.

ZIMBÁBUE
A Rádio Verdade, hostil ao governo local transmitia em Inglês entre 0430-0500 diariamente e em Shona/Ndebele entre 1700-1730, em 4902 kHz. A emissora era mantida por um grupo da União Nacional Africana do Zimbábue que se opunha ao governo de Robert Mugabe e provavelmente era financiada pelo governo da África do Sul.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A reprodução em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: