A estação da BBC em Seychelles: o fim de uma era

7 09 2014

Adrian M. Peterson

No último dia 29 de março o serviço em ondas curtas da estação no Oceano Índico da BBC em Seychelles foi encerrado após 26 anos de transmissões para o leste da África. Apesar do encerramento, a única estação de FM operada no país pela BBC continuará no ar.

As Ilhas Seycelles é um país africano localizado 1600 km do continente. Um total de 155 ilhas compõe o país, embora apenas 40 sejam habitadas permanentemente. A área total dessas ilhas é de 450 km² e elas estão espalhadas por uma área de 1000 km² do Oceano Índico.

Algumas das ilhas tem como origem geológica formações graníticas, enquanto outras são atois e corais semitropicais. A maior delas é Mahe, e sua capital é a cidade de Victoria. As duas outras maiores ilhas são Praslin e La Digue.

A população total do paíse é inferior a cem mil habitantes, com ancestrais na França, Inglaterra, China Índia e África. Os idiomas nacionais são o Inglês e Francês, embora a maioria também fale Crioulo, que tem origem no Francês. O turismo é uma das principais fontes de divisas para o país.

Há várias formas de vida únicas no país, como o Papagaio Preto, que é a ave nacional. Outras formas de vida estranhas são a árvore Jellyfish, existente apenas em Seychelles e o Coqueiro de Mer, com seu coco duplo, que pode pesar até 22 kg.

Sabe-se que os primeiros visitantes em Seychelles foram indonésios que passaram pela região há mais de mil anos. Em seguida vieram habitantes das Ilhas Maldivas, há cerca de 800 anos.

O primeiro europeu a passar por lá foi o explorador português Vasco da Gama, durante sua viagem às Índias em 1502. O primeiro desembarque europeu foi feito pelo Capitão Sharpeigh, da Compania das Índias Orientais em janeiro de 1609; houve também uma expedição francesa a partir das Ilhas Maurício que visitou Mahe em 1742.

Os franceses reivindicaram a posse das Ilhas Seychelles em 1 de novembro de 1756. Alguns anos depois os primeiros habitantes permanentes chegaram, provenientes de Maurício. Embora fosse originalmente uma possessão francesa, pelo Tratado de Paris em 1814 o controle foi passado aos ingleses; o país obteve sua independência em 29 de junho de 1976.

Em 1978 a BBC reconheceu que seria interessante instalar uma estação retransmissora em algum lugar da região, embora devido ao mau desempenho econômico não havia verba disponível. Três anos depois a BBC cortou as transmissões em Italiano e Maltês para ter a verba necessária para tal projeto.

A BBC começou a negociar com o governo de Seychelles e em 8 de agosto de 1983 foi anunciado em seu programa DX, Waveguide, que a nova estação de ondas curtas iria ao ar cinco anos depois. A BBC e o governo de Seychelles assinaram um acordo em 1985 e os trabalhos de construção da estação começou no ano seguinte.

A estação retransmissora da BBC no Oceno Índico foi construída em Anse Mahe, na costa oeste da ilha, em uma área de mangue. Os planos originais incluíam quatro transmissores de ondas curtas, sendo dois de 300 kW e dois Marconis de 250 kW, com um total de seis antenas para quatro faixas suspensas por torres autoportantes. O custo total desse projeto foi estimado em £8 milhões. Ao final, apenas dois transmissores de ondas curtas foram instalados, ambos fabricados pela Marconi, modelo B6131 com 250 kW.

Uma cerimônia oficial ocorreu em 9 de junho de 1986 para marcar o início da construção; dois anos depois as primeiras transmissões de teste foram irradiadas; a estação passou a operar regularmente em 25 de setembro de 1988. Uma cerimônia de inauguração aconteceu alguns dias depois, em 7 de outubro. A programação destinada ao leste da África foi gradativamente transferida da BBC Chipre para a nova estação em Seychelles.

Para certificar-se da cobertura efetiva da região, a emissora ofereceu cartões QSL completos e bastante coloridos, embora apenas para ouvintes na região alvo. Entretanto, de forma geral, o pessoal de Seychelles respondeu com cartões QSL todos os informes de recepção enviados diretamente a ela.

A programação da BBC Seychelles vinha direto de Londres e consistia basicamente do Serviço Mundial em Inglês, o Serviço Africano e a programação em idioma Somali. Ela ia ao ar por cerca de doze horas por dia pelos dois transmissores em paralelo.

A primeira estação FM da BBC em Seychelles foi inaugurada em Victoria, na frequência de 106,2 MHz em 1995; em 2004 foram instaladas duas outras emissoras, sendo uma em Anse Soleil na frequência de 105,2 MHz e  Pointe aux Sel, nos on 105,6 MHz.

A BBC celebrou o vigésimo aniversário da estação em 2 de outubro de 2008. Na época foi estimado que um total de 9 milhões de pessoas ouviram a programação da referida estação.

Cinco anos depois foi anunciado o fechamento da estação. A data escolhida foi o dia 29 de março. Apenas as estações em FM permanecem no ar com o Serviço Africano da BBC.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: