RFI

3 08 2014

Robert Gulley

A interferência por rádio frequência (RFI) é um problema contínuo na recepção de rádio que pode realmente incomodar. E o pior: nós podemos ser a fonte de interferência para os outros! Embora eu vá mencionar nossa responsabilidade quanto a não causar interferência depois, o objetivo principal deste artigo é citar o que nos causa interferência.

Há muitas queixas quanto a interferência radioelétrica e como essas questões são abordadas (ou ignoradas). Duas afirmações são normalmente apresentadas em discussões sobre o assunto: a necessidade de muitos supera a de poucos e as agências responsáveis por coibir a interferência simplesmente não querem mudar a situação.

Uma pessoa mais cínica diria “siga o dinheiro” como uma explicação da razão para a existência de problemas tecnológicos, e certamente isso impera na indústria. Certamente há razões pelas quais tais reclamações ou empresas não são investigadas.

Na indústria médica, problemas com 1 ou 2% dos pacientes não são incluídos como efeitos colaterais. O mesmo vale para muitas outras áreas.

“O bem maior”
Assim como no caso citado acima, existe a crença de que para um bem maior as reclamações de uma minoria devem ser deixadas de lado. A interrnet pela rede elétrica é um exemplo.

Neste caso, se algumas centenas ou milhares de pessoas tiverem acesso à internet onde fontes tradicionais são proibitivas, então a interferência causada pela internet pela rede elétrica a alguns poucos radioamadores e radioescutas podem ser ignoradas.

Muitos argumentam da mesma forma quando o assunto são as TVs de plasma — o avanço da tecnologia e o interesse do mercado são fatores positivos que suplantam a questão da interferência causada. Depois de assistir alguns vídeos demonstrando o nível de ruído gerado por esse tipo de aparelho creio ser difícil justificar a interferência.

Uma série de vídeos interessantes sobre interferência em HF pode ser encontrada clicando aqui.

Fontes
A RFI pode causar sérios transtornos e, às vezes, sua fonte é inesperada. Praticamente qualquer aparelho eletrônico pode causar interferência; a questão é a mesma para qualquer aparelho — ele pode ser blindado ou minimizado. Segue uma lista com os aparelhos que mais causam interferência:

— TVs de plasma, lâmpadas controladas por dimmer, fontes chaveadas;

— telefones celulares, roteadores;

— computadores, monitores, mouses e teclados com e sem fio;

— aspiradores de pó, sistemas de alarme, câmeras de controle remoto;

— fornos elétricos, aquecedores, etc;

— outros aparelhos de grande porte.

Quando a interferência vem da vizinhança, como a proveniente de TVs de plasma, não há muito o que fazer. Felizmente a interferência é algo com o qual podemos lidar ao longo do tempo com alguma experimentação ou sacrificando um pouco do nosso conforto, como desligando o computador ou a TV ao ligar o rádio.

Identificando as fontes
Um rádio portátil alimentado à pilha pode ajudar bastante a revelar fontes de ruído tanto dentro de casa como na vizinhança. Você pode se surpreender, principalmente com aparelhos que parecem estar desligados! Fontes de alimentação são notadamente problemáticas. 

A fonte de ruído pode ser externa, especialmente em regiões densamente povoadas. Moradores de apartamentos enfrentam esse tipo de problema desde sempre e neste caso realmente há pouco o que fazer.

O ruído proveniente da rede elétrica pode ser difícil de eliminar, assim como o da TV de plasma do vizinho que fica ligada das seis da tarde às 2 da manhã! Encontrar a fonte da interferência é apenas metade da batalha…

Usando um rádio de ondas médias conforme citado acima, tente localizar fontes de ruído nas imediações. Se ele vier de fontes de alimentação, desconecte-as ou as substitua por outras com melhor blindagem. Apenas preste atenção as especificações antes de fazer a substituição.

Tente ir desligando os disjuntores da casa um por um ou todos de uma vez de forma a isolar o circuito interferente. Apenas certifique-se de quais aparelhos estão ligados a cada circuito e tenha em mente que os relógios de alguns deles (caso existam) podem ser resetados.

Se você tiver uma fonte alternativa para alimentar o rádio ao verificar o que acontece quando tudo está desligado os resultados podem surpreendê-lo! Ao religar os circuitos será possível isolar as fontes do problema, e a partir disso determinar a melhor forma de lidar com ele.

Substitua os controles de dimmer por interruptores padrão, buscando por modelos com melhor isolamento possível.

Às vezes, ligar os aparelhos em outras tomadas pode ajudar, separando assim aparelhos como o computador e a TV do mesmo circuito que alimenta o shack. Extensões também podem causar problemas, especialmente quando fontes chaveadas são conectadas a elas.

Alguns receptores de TV à cabo, aparelhos de DVD e TVs possuem circuitos que mantém energizados parte de seus circuitos mesmo quando desligados. Isso é necessário para manter o status de algum temporizador ou mesmo para que o display mostre alguma informação.

Caso o ruído persista mesmo quando todos os aparelhos forem desligados, tente desconectá-los das tomadas um por um até encontrar a causa do problema. Apenas tenha em mente que seu receptor de TV à cabo não poderá fazer gravações nesse estado!

Bastões de ferrite ou núcleos toroidais
O ferrite é uma substância que pode ajudar muito a reduzir ou eliminar a RFI em cabos de alimentação, de áudio e vídeo. Colocar um ou mais bastões em volta de um cabo reduzirá a interferência. Isso é útil caso exista ruído nos alto falantes do computador quando você transmitir, por exemplo. Neste caso, ferrites no cabo de áudio e de alimentação serão de grande valia.

Alguns bastões de ferrite vem em um encapsulamento que permite que sejam separados e colocados em volta do cabo para serem fechados posteriormente. Alguns são feitos de forma que os fios possam ser enrolados em volta deles múltiplas vezes, agindo como se fossem múltiplos bastões.

Se bastões ou toroides não forem suficientes, outro dispositivo que pode ajudar é um filtro de linha. Há vários tipos destinados a suprimir ruídos, transientes e surtos tanto para pontos individuais como para a casa toda.

Há alguns que funcionam como extensões para computadores, aparelhos de som e equipamentos de TV. Ainda que possam funcionar bem para ruído de linha, eles não podem fazer nada contra a interferência causada por TVs de plasma. A fonte do ruído é a tecnologia em si, não a parte eletrônica.

Tenha em mente que às vezes o maior causador de ruído pode ser a fonte de alimentação do seu rádio! Enquanto as fontes lineares são geralmente silenciosas, as chaveadas podem gerar bastante ruído. Seu peso e tamanho menor às vezes tem um custo…

Obviamente nem todas as fontes chaveadas produzem interferência; não esqueça de fazer as verificações sugeridas acima. Às vezes o ruído pode ser minimizado levando seus equipamentos para outro cômodo ou ligando-os a outra tomada.

Parte da interferência é gerada na rede elétrica, podendo ser captada por equipamentos sensíveis ou mesmo por meio da própria antena. Mantenha-o o mais distante possível, bem como a antena. Ferrites podem ajudar a isolar o ruído elétrico vindo da antena. Não deixe de verificar seus equipamentos quanto a conexões com mau contato ou mesmo interrompidas.

Às vezes o ruído vem de fora da casa. Equipamentos da concessionária de energia podem causar problemas, principalmente centelhamentos. Use um rádio AM para localizar o transformador problemático andando pela vizinhança (preferencialmente sob tempo bom!). Informe a situação à concessionária de energia e seja insistente até que a situação seja resolvida.

Se você vive em uma área onde o ruído está fora de controle, aí entrará sua habilidade. Uma boa antena, cabo de descida de qualidade, filtros, canceladores de ruído, noise blankers e sua experiência serão de grande valia para resolução deste grave problema.

Página da ARRL sobre RFI
http://www.arrl.org/radio-frequency-interference-rfi

Sons de RFI
http://www.arrl.org/sounds-of-rfi 

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: