O que é kHz?

8 06 2014

Adrian M. Peterson

Em todos os programas DX , revistas voltadas ao nosso hobby e identificações de emissoras de ondas curtas, a palavra técnica kilohertz é usada. Então, fica a pergunta: o que é um kilohertz?

No período do nascimento do rádio era comum calibrar as ondas eletromagnéticas medindo a distância de uma crista a outra da mesma forma em que são medidas as ondas do oceano. Essa distância é conhecida como comprimento de onda e por conta de muitos experimentadores da época serem europeus, tal unidade passou a ser considerada em metros.

Por conta disso você provavelmente já percebeu que na maior parte dos rádios antigos havia a marcação em metros. Em ondas médias, uma estação podia estar no ar em um comprimento de onda de 200 metros e outra em 300. Em ondas curtas, uma estação podia estar em 30,99 e outra em 30,96 metros.

Há outra forma de calibrar um sinal de rádio. Ao invés de medir a distância entre as cristas é possível contar quantos desses ciclos ocorreram ao longo de um segundo. Isso é conhecido como frequência.

A existência de ondas eletromagnéticas foi demonstrada pela primeira vez pelo físico alemão Heinrich Hertz, e em 1930 a Comissão Eletrotécnica Internacional, ou IEC (da sigla em Inglês), estabeleceu a unidade de frequência de um ciclo por segundo como sendo um Hertz, em sua homenagem. Sua abreviatura é composta pela letra H maiúscula e pelo z minúsculo.

Seguindo o padrão do sistema métrico, uma frequência de 1000 ciclos por segundo, ou 1000 Hz, equivale a 1 kilohertz.

Conforme o tempo passou descobriu-se que mensurar um sinal de rádio por sua frequência em kilohertz era mais fácil que expressar o comprimento de onda em metros. Além disso, as faixas de radiodifusão foram ficando congestionadas e foi decidido em uma convenção internacional uma separação de canais em ondas médias de 10 kilohertz no hemisfério ocidental e 9 kilohertz no resto do mundo, incluindo as ondas longas na Europa. Em ondas curtas, onde a largura de banda é mais estreita, uma separação de 5 kHz entre os canais foi adotada mundialmente.

Apesar disso, as emissoras europeias continuaram a anunciar sua posição no dial de OM e OL em metros até junho de 1984. Naquele mês passaram a usar a informação de kilohertz , assim como muitos países já haviam feito.

Há um relacionamento inverso entre metros e kilohertz de 1:300,000. Você pode dividir o comprimento de onda em metros ou a frequência em kilohertz, por 300000, e obter ambas informações.

Por exemplo, para uma emissora de ondas curtas como a WWV que transmite em 10000 kilohertz, você pode dividir 10000 por 300000 e verá que o comprimento de onda é de 30 metros (pouco acima da faixa de radiodifusão de 31 metros). Décadas atrás, quando vivi na região de Londres, a BBC tinha um transmissor de 150 kW em ondas médias operando em 330 metros com a programação da Rádio 4. Hoje o mesmo transmissor leva ao ar a programação da Rádio 5. Você pode dividir 330 por 300000 e chegará à conclusão de que a frequência utilizada é de 909 kilohertz.

Às vezes, ao invés de kilohertz você também encontrará a informação de frequência em megahertz. Emissoras de ondas longas e médias sempre usam kilohertz, e as de FM, megahertz. Ao captar uma emissora em 89,9 FM, a frequência usada é a de 89,9 megahertz. Em ondas curtas, tanto a a informação em kilohertz como megahertz é usada.

Para fazer a conversão de kilohertz para megahertz (e vice-versa), tudo que você precisa fazer é deslocar três casas decimais, lembrando que 1000 kilohertz equivale a 1 megahertz. Então, como exemplo, o canal de ondas curtas de 30,99 metros pode ser expresso como 9680 kilohertz ou 9,68 megahertz.

As abreviaturas padrão para tais termos são expressas da seguinte maneira:

Metros – m – “m” minúsculo

Kilohertz – kHz – “k” minúsculo, “H” maiúsculo e “z” minúsculo

Megahertz – MHz – “M” maiúsculo, “H” maiúsculo e “z” minúsculo

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: