Radio Austrália – Lyndhurst

22 03 2014

Adrian M. Peterson

Há mais de setenta anos, quando a Rádio Austrália foi inaugurada, haviam apenas quatro transmissores de ondas curtas de baixa potência instalados em localidades distantes entre si conforme segue:

VK2ME – 2 de 10 kW – Pennant Hills, próximo à Sydney, New South Wales
VLR – 1 de 2 kW – Lyndhurst, próximo à Melbourne, Victoria
VLW – 1 de 2 kW – Wanneroo, próximo à Perth, Oeste da Austrália

Este artigo abordará a estação VLR, de Lyndhurst, Victoria. Tal centro transmissor começou com uma unidade experimental de ondas curtas de 600 W construída localmente e instalada em um galpão na zona rural. Isso ocorreu em 1928 e a emissora foi instalada para verificar a cobertura da região com objetivo de criar futuramente um serviço de ondas curtas de maior porte.

Um prédio maior foi construído na mesma propriedade para abrigar um transmissor de ondas curtas de 1 kW em 1935. Três anos depois a potência foi aumentada para 2 kW, e esta unidade foi utilizada no serviço externo da Australia Calling ao final de 1939.

Durante este período o transmissor de Lyndhurst permaneceu no ar, primeiramente sem indicativo, em 1928. Então passou a usar o indicativo 3LR e posteriormente VK3LR em 1931, e, finalmente, VLR em 1937. Em certas ocasiões um indicativo adicional era alocado para transmissões experimentais, como VK3XX. O VK no indicativo naturalmente a identificava como uma estação australiana; o número 3 pertence ao estado de Victoria; e o LR era proveniente de duas estações de ondas médias de Melbourne cuja programação era retransmitida (3LO e 3AR).

No final de agosto de 1939, todas as transmissões em ondas curtas a partir da Austrália, amadoras ou profissionais, foram proibidas e o único transmissor que pode permanecer no ar foi o de baixa potência da estação VLR da ABC.

Em uma quarta-feira, 20 de dezembro de 1939, aniversário do Primeiro Ministro Mr (posteriormente Sir) Robert Menzies, a Australia Calling foi inaugurada. Os dos transmissores de ondas curtas com 10 kW a partir de Pennant Hills entraram em operação às 17:00, horário local.

O transmissor VLR, com 2 kW em 9530 kHz, foi ao ar à meia-noite com programação em Inglês e Holandês para as Índias Orientais, ou Indonésia, como é conhecida hoje. Então, às 09:30 do dia seguinte, o mesmo transmissor foi ao ar como VLR3 na frequência de 11880 kHz com programação em Inglês para o Japão e Filipinas.

Durante o período de dezoito meses em que a  VLR levou ao ar a programação da Australia Calling, é provável que as frequências a seguir foram usadas por ao menos algum tempo:

VLR – 9580 kHz – Indias Orientais e Oriente Médio
VLR3 – 11880 kHz – América do Norte, México, Sudeste Asiático, Japão e Filipinas
VLR4 – 15230 kHz – América do Norte

Em 21 de junho de 1941 um novo transmissor de 10 kW foi inaugurado em Lyndhurst, inicialmente com o indicativo VLR, mas um mês depois foi trocado para VLG. Esta unidade passou a transmitir a Australia Calling e o  VLR passou a ser usado apenas para o serviço interno da ABC.

Em 1949, o transmissor VLR teve a potência aumentada para 5 kW e em 1956 foi retirado de serviço e descartado. Entretanto, posteriormente a Rádio Austrália passou a ir ao ar a partir de vários transmissores de 10 kW que foram instalados em Lyndhurst, mas desta vez os indicativos não foram mais usados.

Esta foi a participação do transmissor VLR com seus 2 kW no serviço da Australia Calling, precursora da Rádio Austrália, pelo período de dezoito meses, entre 21 de dezembro de 1939 e o final de junho de 1941.

Foram distribuídos cartões QSL pelo Serviço Externo da ABC durante este período e tinham a representação do Canguru Laranja. Nele está o indicativo VLR e a informação da frequência de 9580 kHz. Embora tenha visto muitos das estações VLQ & VLG, nunca vi nenhum da VLR.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: