O receptor Grundig Yacht Boy 40

8 03 2014

Andy Reid

No início de 1994 chegaram ao mercado duas novas unidades da série Yacht Boy (conhecida por ser de baixo custo em comparação com os da linha Satellit). As primeiras avaliações dos mestres Marks e Magne indicavam que o 500 não era muito bom e o 400 bastante interessante. Não vou me ater a dados básicos. É suficiente dizer que ele abrange todas as faixas de ondas curtas assim como Ondas Longas, Médias e FM em estéreo (com fones de ouvido).

O Yacht Boy 400 não possui botão de sintonia, mas isso não é problema. Os botões de avanço e retrocesso da sintonia são bem posicionados no gabinete. Cortes rápidos no áudio são ligeiramente percebidos ao usar esses comandos, uma vez que o sintetizador é relativamente rápido. A troca de frequência é imediata. Os passos de sintonia podem ser selecionados pelo usuário e são mantidos na memória do equipamento.

O teclado incorpora a conhecida lógica de entrada de frequência da Grundig. As de ondas curtas podem ser inseridas sem decimal e as de FM com ele. Nenhuma tecla prévia como “FREQ” ou “AM” como encontrado nos receptores japoneses é necessária. Ao inserir 25, por exemplo, leva o equipamento ao meio da faixa de radiodifusão de 11 MHz. Isso também é aplicado a faixas radioamadorísticas (20 para 14000 kHz, por exemplo). Qualquer frequência para qualquer faixa a qualquer hora pode ser inserida, isto é, não é necessário estar na faixa de FM para inserir uma frequência de tal faixa.

Assim como outras funções padrão como dois timers automáticos, controle da tonalidade (duas posições) e suporte inclinável com mapa na parte traseira, o Yacht Boy 400 possui algumas outras características como luz noturna. O botão de soneca permite que você possa adormecer com seu ruído favorito. No display é mostrado o relógio que tem a representação dos segundos desabilitada quando a unidade é desligada. Quando ligado, o relógio aparece em outra parte do display – sem os segundos. Uma segunda zona horária pode ser programada. A frequência tem resolução em FM de 50 kHz e nas demais faixas de 1 kHz. Todos os outros indicadores são mostrados assim como o timer.

Com relação à sensibilidade, o 400 está no mesmo nível do Panasonic RF-B65. Isso ficou particularmente confirmado nas frequências altas. Além disso, em comparação com o Panasonic, o Yacht Boy 400 possui áudio bastante superior, duas larguras de banda e um indicador de sintonia muito melhor. Além disso, os filtros são mais estreitos, permitindo encontrar sinais próximos à emissoras potentes. Creio que seus valores sejam 5,5 e 3,8 kHz.

O Yacht Boy 400 usa seis pilhas ‘AA’ e o consumo está dentro da média para um receptor do gênero. Há indicador de bateria fraca, mas que só é acionado quando o receptor é desligado por conta da tensão baixa. Fones de ouvido e uma antena de carretel são fornecidas, mas não há fonte de alimentação.

A resposta em ondas médias é boa e a fidelidade do áudio é um grande atrativo, enquanto em FM é inferior ao que esperei para um equipamento da Grundig. Embora seja melhor que outros equipamentos que utilizei ele sofreu com sobrecarga. Tive muito trabalho com a antena e atenuador para poder captar estações de Toronto. Tenha em mente que moro a 2 km de duas estações de FM com 50 kW.

A recepção em SSB é feita com a ajuda de um BFO. Seu knob varia em +/- 1 kHz.

Embora seu manual de instruções não seja tão detalhado, o Yacht Boy 400 é fácil de operar e no fim das contas ele não é tão necessário.

Trata-se de um equipamento com excelente relação custo/benefício. Embora não seja excelente para escuta de modos digitais ou Dexismo em ondas tropicais ele tem duas larguras de banda, iluminação noturna, facilidade de uso e um áudio muito agradável.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: