A incrível história das três primeiras estações de rádio chinesas

2 03 2014

Adrian M. Peterson

Imediatamente após o fim da I Guerra Mundial, a Companhia Marconi fechou um contrato para instalar três estações de rádio em regiões remotas do interior da China. A intenção era de instalá-las em Urga, Urumchi e Kashgar. Como item adicional do contrato, a Marconi forneceria 600 estações portáteis para comunicação local e regional.

Urga significa “Residência” em idioma Mongol e era o nome antigo de Ulaan Baatar, hoje capital da Mongólia. Urumchi fica no noroeste da China, o nome significa “Pastagem bonita” em Mongol e era um ponto importante da antiga Rota da Seda, entre Ásia e Europa. Kashgar significa “Monte Kash” em Persa antigo e fica no extremo oeste do país; era um oásis na citada Rota da Seda.

Em 1919, o Major S. T. Dockray foi enviado pela Marconi para instalar as três estações de rádio, cada uma com 25 kW, nas três áreas remotas do interior da China. A primeira seria instalada em Urga/Ulaan Baatar, e uma grande carga de equipamentos foi enviada da Inglaterra à Shanghai, na costa da China, incluindo três torres de aço com com 30 metros e mais de 300 toneladas.

Tal carregamento foi levado por trens de Kalgan (que significa “Portal da fronteira”), na Mongólia Interior, e por camelos e carros de boi ao longo do Deserto de Gobi a uma distância de 1300 km. Depois disso a estação foi instalada, testada e colocada em serviço regular. Então, Dockray retornou a Peking (atual Beijing).

Entretanto, ao chegar em Peking, Dockray descobriu que a estação estava fora do ar, então fez uma árdua viagem de retorno à Urga e descobriu que a região estava em meio a uma guerra. Ele reativou a estação, que foi duramente danificada por artilharia, foi capturado por ser considerado um espião inglês, escapou e ficou em quarentena durante uma terrível epidemia de Peste Bubônica para depois retornar à Peking.

Quando a guerra na Mongólia terminou e a região voltou ao controle do governo central, Dockray retornou à Urga e reativou a emissora mais uma vez. Ainda restavam as estações de Urumchi e Kashgar a serem instaladas.

Dockray viajou até Fengchen e organizou uma enorme caravana para transportar os equipamentos à distante Urumchi. Esta caravana, considerada a maior que já existiu, consistiu de 1200 camelos, 468 cavalos e 117 carros de boi.

Na chegada à Urumchi, o general do exército local inicialmente resistiu à instalação da emissora, mas quando todos os obstáculos foram finalmente superados, a emissora foi ativada em Agosto de 1922.

Outra grande viagem de dois meses foi necessária para o deslocamento de Urumchi à Kashgar, ao longo de cadeias de montanhas e rios com correntezas fortes. A terceira estação foi ativada em Maio de 1923 e encerrou um projeto que começou em 1918.

O diretor do projeto, Major S. T. Dockray, retornou à Peking por Mintaka (na cordilheira do Himalaya – Cachemira), Calcutá e por navio até a China. Ao chegar ao seu destino teve a alegria de verificar que as três estações estavam no ar.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


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