8903 kHz – A festa do DX aéreo africano

2 02 2014

Tony Orr

Para o Dexista aéreo que gosta de captações exóticas certamente há algumas regiões de preferência. Talvez o monitoramento de tráfego do sudeste asiático em 8942 ou listar os voos pelo Pacífico sul em 8867. Mas, ao menos para mim, não há nada mais interessante que a variedade de estações em terra e tráfego encontrados em 8903, que abrange o centro do continente africano. E o melhor sobre esta frequência é que você nunca saberá o que a propagação trará quando estiver na escuta.

Em um dia você pode ouvir Luanda Rádio como se estivesse transmitindo da mesma cidade em que você está, enquanto no dia seguinte ela não pode ser ouvida e dá lugar a outra estação. Maiduguri é uma estação que talvez você ouça uma única vez na vida…

Há também alguns pequenos problemas com os quais você precisará lidar, como a predominância do Francês em estações como Brazzaville (Congo), Kinshasa (República Democrática do Congo), N’Djamena (Chade), Niamey (Níger) e Libreville (Gabão), ou Português usado pela Luanda Radio… Mas, com um pouco de prática será possível decifrar o conteúdo das transmissões após algumas horas de escuta.

Outra dificuldade ocorre por conta das condições dos equipamentos de transmissão e recepção de algumas estações em terra. Alguns dos transmissores que operam nesta frequência datam da era colonial e são mantidos com reparos apenas em caráter emergencial sob restrições orçamentárias, fazendo com que muitas vezes a má qualidade das transmissões de algumas estações dificulte a vida de quem está no céu.

É prática padrão para os voos manter escuta constante em frequências da faixa de VHF para complementar o controle efetuado em ondas curtas.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: