Tributo à WRMI

5 01 2014

Adrian M. Peterson

A emissora WRMI, de Miami/Florida está celebrando seu vigésimo aniversário. Como presente para esta ocasião, ela será fechada e silenciada para sempre!

Em 11 de Novembro de 1993 a primeira transmissão de teste foi feita usando um equipamento temporário de 400 W em 9955 kHz.  Mas a história da WRMI começou bem antes desta data.

Dez anos antes a primeira transmissão da Radio Earth foi feita a partir da estação de ondas curtas da Radio Clarin, de Santo Domingo, República Dominicana, com 50 kW em 11700 kHz na quinta, 1 de Junho de 1983.  Na época a Radio Earth era uma agência recém-formada para a produção de programas para estações de ondas curtas, com o jovem Jeff White como um de seus sócios. A Radio Earth produziu programas que foram ao ar em emissoras como a WRNO, WHRI, KCBI (Dallas/Texas) e Radio Milano (Itália).

Três anos depois, alguns dos membros da Radio Earth fundaram a Radio Discovery, uma pequena estação de ondas curtas em Santo Domingo, República Dominicana. A Radio Discovery deu lugar em 1989 a Radio Miami International, que no começo também fazia serviço de intermediação de programas de ondas curtas. Durante  período já existiam planos de uma estação de ondas curtas própria.

Em 1985 um transmissor de ondas crutas com 5 kW foi adquirido com a intenção de ser instalado na ilha caribenha de Curacao. Foi construído pela Technical Materiel Corporation, de Mamaroneck, New York, e é similar ao usado no passado pelas estações de sinal horário CHU, de Ottawa/Canadá e WWV, de Boulder, Colorado. Esse transmissor foi enviado para Iowa para modificação.

Posteriormente a Radio Discovery fez uma série de transmissões preliminares de teste a partir de Santo Domingo com apenas 50 W em 6245 e 15045 kHz em meados de Março de 1986.  Uma requisição para o indicativo HRVC foi efetuada junto às autoridades do país, mas nunca foi implementado.

Como o projeto Curacao não decolou, o conceito foi transferido para a cidade de Miami, Flórida, como Radio Miami International. Transmissões de teste foram feitas a partir de um equipamento militar antigo modelo T368, similar ao usado como reserva na WRNO, em New Orleans. Eles começaram com 400 W na conhecida frequência de 9955 kHz em 11 de novembro de 1993.

Enquanto isso, a Radio Miami International adquiriu o transmissor de 50 kW da Radio Clarin que tinha sido submetido a testes anteriores em Santo Domingo. Após o transporte ele foi reformado e instalado em um prédio no norte de Miami.

Os primeiros testes a partir do recém-instalado transmissor Wilkinson  de 50 kW foi ao ar em uma sexta-feira, 1 de abril de 1994. Consistia apenas da portadora dirigida à América do Sul; os testes com áudio começaram alguns dias depois. A programação regular em 9955 kHz começou em 14 de Junho de 1994 às 0100 UTC

O sistema de antenas da WRMI é dirigido ao Caribe e América do Sul. A frequência primária é 9955 kHz, embora no início tenham sido usados três canais diferentes na faixa de 7 MHz bem como a frequência de 15725 kHz, na faixa de 19 metros.

A programação da WRMI é geralmente em Inglês e Espanhol, com algumas retransmissões de outras emissoras de ondas curtas que incluem, por exemplo, a Rádio Praga (República Checa) e Radio Desanm (Haiti). Quando a WRMI passou a integrar a rede de retransmissão de conteúdos via satélite World Radio Net (Inglaterra), muitas outras emissoras de rádio internacionais passaram a ser ouvidas via WRMI, incluindo a Rádio Austrália, NHK (Japão) e Rádio Internacional da China.

Os programas DX da AWR DX também foram ao ar pela Radio Earth, Radio Discovery e WRMI desde 1984. Na época o programa era chamado “Radio Monitors International” e seu conteúdo era gravado nos estúdios Poona (Pune) da Adventist World Radio.

No começo de 1993, boa parte da programação da WRMI era retransmitida com 1 kW a partir da Radio Copan Internacional, de Tegucigalpa, Honduras. Dois anos depois, quando o transmissor foi desligado para manutenção e modificação, a emissora nunca mais retornou ao ar em ondas curtas.

A Radio Miami International sempre foi excelente confirmadora e a coleção da AWR possui mais de cem cartões de vários tipos diferentes.

E então, após todos esses anos de esplêndido serviço, a WRMI fechará ao final deste mês, pouco depois do seu vigésimo aniversário. A primeira transmissão de teste ocorreu em 11 de novembro de 1993 e encerrará suas atividades em 30 de novembro de 2013.

Mas, como você sabe, este não é o fim da história. A partir de 1 de dezembro uma nova e muito maior WRMI irá ao ar a partir de Okeechobee, Flórida. Nas próximas edições você saberá mais.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: