Uma antena interna para ondas tropicais

28 12 2013

Tenho o prazer de apresentar uma antena simples que foi construída e testada com bons resultados. Trata-se de uma versão levemente modificada de uma ideia publicada no FRENDX, boletim do NASWA, disponibilizada com autorização do editor da seção técnica, Ed Shaw.

Em essência é apenas um loop com 80 cm² que pode ser fixado em uma parede ou em uma armação de madeira para que possa ser usada de forma portátil. Ela também pode ser fixada no teto por um gancho para que possa ser girada e assim obter o máximo de sinal ou de redução de ruído.

Conforme pode ser visto na figura abaixo a antena consiste de duas voltas de fio de cobre, sendo uma das pontas ligadas ao terra do receptor e a outra a um capacitor variável de 365 uF, que por sua vez será conectado à entrada de antena do receptor. Por uma questão de conveniência usei fixei uma chapa de plástico à armação de madeira com o capacitor variável e um terminal de saída para o cabo coaxial que irá ao receptor.

Creio que esta antena o surpreenderá com sua performance! Ela tem sintonia estreita tanto para as faixas de 60 como 90 metros e a relação sinal/ruído é muito boa. Faça experiências quanto ao local de sua instalação, pois variações de sinal e ruído são esperadas conforme sua altura e posição. Em meu caso os resultados são comparáveis aos de um fio de 30 metros – que eu admito não ser uma super antena! Então, se você acha que não é possível desfrutar da escuta de emissoras em Ondas Tropicais porque não tem um parque de antenas, você não tem mais desculpas. 🙂

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.