Radiodifusão no Chipre: a cena local

22 12 2013

Adrian M. Peterson

A radiodifusão chegou tarde no Chipre em comparação com muitos outros países do Mediterrâneo. A cena radiofônica começou após o final da II Guerra Mundial e enquanto outros embates políticos ocorriam em outras nações da região. A primeira emissora de rádio a ser instalada por lá veio de outro país.

A radiodifusão voltada às forças armadas britânicas começou em 1932, quando vários transmissores de baixa potência foram construídos pelos técnicos da Marinha Real no Mediterrâneo. Receptores foram sintonizados na BBC em ondas curtas durante o primeiro discurso de Natal transmitido pelo rádio feito pelo Rei George V, e os equipamentos de baixa potência retransmitiram o conteúdo ao vivo para outros navios e bases na região central do Mediterrâneo.

Em 1944 haviam três estações da BFBS (British Forces Broadcasting Stations) na Palestina; as estações de ondas médias JCPA e de ondas curtas JCKW em Jerusalém, e a JCLA em Haifa.  Durante o aumento das hostilidades no Oriente Médio três anos depois, foram levados adiante planos para deslocar as três estações da Palestina, construir um escritório da BFBS em Malta e transmitir a programação da rede em ondas curtas para sítios retransmissores em locais distantes, incluindo o que foi transferido para o Chipre.

O primeiro grupo de pessoal acompanhado por equipamentos provenientes da estação de Haifa viajou da Palestina no navio “Empire Lifeguard” e o desembarque ocorreu em Famagusta, um porto na costa leste do Chipre, em 3 de Maio de 1948.

Doreen Taylor, em sua excelente publicação “A Microphone & A Frequency”, informa que a primeira estação da BFBS no Chipre foi instalada num antigo campo da Real Força Aérea em Lakatamia, região central do país.  Uma publicação Dexista alemã dizia que os equipamentos foram instalados em um celeiro devidamente modificado.

A primeira transmissão desta emissora ocorreu em 3 de Junho de 1948.  A pesquisa em edições antigas do World Radio Handbook confirmou que a estação da BFBS em Lakatamia foi a primeira da Ilha de Chipre. Naquela época a BFBS Chipre ia ao ar com dois transmissores, em 1420 kHz, com 1 kW e 7220 kHz, com 100 watts. Ao longo dos anos ela foi ao ar a partir de várias localidades, usando diferentes transmissores em ondas médias, curtas e FM. Ela continua transmitindo a partir de três locais diferentes com duas programações distintas, porém, apenas em FM.

Quatro anos depois da inauguração da BFBS, o governo local estabeleceu uma empresa de radiodifusão sob o nome Cyprus Broadcasting Service, com a intenção de tornar possível a captação de emissoras locais em toda a ilha. A referida estação, instalada em Nicósia, contava com um transmissor de 10 kW em 692 kHz e foi oficialmente ao ar às 17:00 do domingo, 4 de Outubro de 1953.

Em ondas curtas a CBC fez uso de retransmissões em ondas curtas a partir de duas localidades na ilha. Em meados de 1969 os programas da CBC eram transmitidos a partir dos equipamentos da estação de ondas curtas da BBC em Zygi, costa sul do país.

Um programa de 15 minutos em Grego ia ao ar nas noites de Sexta, Sábado e Domingo por meio de três transmissores de ondas curtas da BBC e eram direcionados à Inglaterra, tendo como destino os cipriotas no exterior. Quando tal estação foi fechada o programa ainda ia ao ar, com duração de trinta minutos.

Entretanto, entre 1970 e 1971 a CBC levou ao ar um serviço diário em ondas curtas via Cyprus Radio, em Nicósia; eram duas horas diárias e sete aos domingos. Consistia de uma retransmissão do conteúdo de ondas médias dirigida aos cipriotas no exterior, particularmente na Inglaterra. Um transmissor com apenas 30 kW usando o indicativo 5BA levou ao ar este serviço em 11745, 15260 ou 17875 kHz.

Na parte norte do país a Radio Bayrak foi fundada em meados de 1970. Em 1971 possuía seis transmissores de ondas médias, e em 1976 um de ondas curtas, com 7 kW em 6150 kHz. Hoje transmite a partir de várias estações de FM e apenas uma de ondas médias em 1098 kHz, com dois transmissores de 50 kW. Em ondas curtas, seu único transmissor de 25 kW está localizado em Yeni Iskele. O sistema de antenas foi recentemente atualizado.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: