JPS ANC-4: um interessante acessório para a redução de ruído

14 12 2013

Ivan Dias da Silva Jr.

JPS ANC-4

Há cerca de 11 anos, quando comprei minha primeira edição do “Passport to World Band Radio” tive contato com uma infindável quantidade de opiniões sobre equipamentos destinados ao nosso hobby. Receptores com recursos e grande tecnologia empregada trazendo aos nossos ouvidos sinais das mais distantes partes do mundo com as melhores condições de escuta possíveis. Evidentemente tais equipamentos apresentavam preços variando entre pouco mais de uma centena a alguns milhares de dólares. Além dos “reviews” de receptores, li pela primeira vez um artigo sobre um interessante equipamento que eliminaria o que é a verdadeira praga que perturba a quase totalidade dos Dexistas que vivem nas grandes cidades: o ruído elétrico.

Os anos passaram e finalmente consegui comprar um faseador JPS ANC-4! O adquiri pois atualmente é difícil encontrar alguém entre nós que não tenha algum tipo de problema relacionado do tipo. Tentarei detalhar abaixo os aspectos positivos e negativos desse equipamento que considero de grande valia em determinadas ocasiões. De qualquer maneira, ressalto que para a minha realidade estou satisfeito com ele, mas leiam com atenção o conteúdo a seguir  para que vocês possam realmente pensar na possibilidade de aquisição, pois os resultados podem variar.

Diferentemente dos “noise-blankers” existentes na maior parte dos receptores de comunicações modernos que tentam efetuar a eliminação do ruído depois que ele já está em seu receptor, o faseador JPS ANC-4 faz tal trabalho antes, usando um circuito de cancelamento por fase e uma antena de ruído. Simplificando as coisas: seria como ter duas forças de mesma magnitude e em sentidos diferentes atuando sobre algo. Ou seja, sinal com ruído (da antena) e antena de ruído, o que implica em cancelamento.

Fácil de montar!
O ANC-4 é pequeno o suficiente para ficar ao lado ou mesmo em cima de qualquer receptor de comunicações. A montagem é bastante robusta e o acabamento de excelente qualidade. Na parte frontal estão os seguintes controles: power, phase range, noise phase, frequency range e noise gain.

Na parte traseira localizam-se as entradas para antena de ruído (fio), de antena externa e a saída para o receptor (tipo PL-259), além de um ponto para conexão de aterramento e alimentação. Na parte de cima é possível fixar uma antena de ruído do tipo telescópica. O manual de instruções é bastante detalhado, possuindo inclusive um adendo que será comentado adiante.

Não tão fácil de usar
Acima foi citada a existência de duas entradas para antenas de ruído. O manual recomenda o uso de uma por vez, mas há ocasiões em que o uso simultâneo pode ser interessante, pois curiosamente tal combinação pode efetuar uma redução ainda maior do ruído. Essas possibilidades são apenas o começo das que podem realmente complicar o processo de aprendizagem de uso do faseador. No “review” lido há cerca de 11 anos recomendou-se  o uso da antena de fio, mas no meu caso a melhor opção foi a telescópica. Isso mostra que a variação nos resultados e formas de uso do faseador exigirão de você uma boa dose de paciência. Caso prefira testar uma antena de fio para a captação de ruído é recomendável que não passe de 1 metro de comprimento para não saturar o equipamento.

O uso do faseador JPS ANC-4 dependerá mais da sua habilidade e paciência que propriamente da ciência. É essencial atuar em 4 combinações básicas nos botões liga-desliga “phase range” e “frequency range” e dentro dessas quatro possibilidades atuar no sentido horário ou anti-horário nos controles “noise phase” e “noise gain”. Somem a todo esse processo a questão das antenas de ruído anteriormente citado. Complicado? No início, administrar tais controles pode ser realmente complicado, mas com um pouco de prática tudo fica surpreendentemente simples. O que antes era um processo enfadonho com duração de pelo menos 5 minutos hoje certamente não passa de 60 segundos. A atuação dele vale para porções relativamente pequenas do espectro que não vão muito além dos 200 kHz. Ou seja, se você for do tipo que gosta de estar nos 62 metros e minutos depois ouvindo a WWV em 15000 kHz, certamente sua vida não será tão agradável, pois terá que refazer os ajustes a cada mudança de faixa.

JPS ANC-4

Resultados variáveis
Primeiramente há que de ser ressaltado que certamente o ANC-4 não eliminará por completo os problemas de ruído elétrico existentes em sua localidade. Dependendo da quantidade de fontes de ruído, ele acaba não sendo tão eficiente, pois é capaz de lidar com apenas uma fonte por vez. Vocês notarão também que o uso dele implicará em perdas no sinal, mas como pelo menos em meu caso a perda de ruído foi maior a aquisição valeu a pena!

O uso do ANC-4 é tão “mais arte que ciência” que o manual do exemplar que possuo veio com um adendo com novas dicas, certamente um reflexo do número de possibilidades de uso.

Apesar do início um pouco difícil, posso dizer sem sombra de dúvida que a aquisição deste faseador ajudou muito a fazer com que emissoras totalmente cobertas pelo ruído pudessem ser ouvidas e que a escuta das demais pudesse ser ainda mais agradável. Com paciência, os resultados podem realmente surpreender.

O faseador JPS ANC-4 é atualmente encontrado com o nome “Timewave ANC-4”. Vez ou outra algumas unidades são encontradas no site de leilões “Ebay” por preços que variam entre US$125 e US$200. O site do fabricante é: http://www.timewave.com/support/ANC-4/anc4.html.

A publicação deste artigo em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

21 07 2015
ronaldo lopes

gostaria de saber como adquirir um anc 4

29 07 2015
Ivan

Ronaldo, eu adquiri o meu no EBay.

73!

29 07 2015
ronaldo lopes

obrigado pela atençao vou tentar adquirir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: