Modificações no receptor Panasonic RF-562D

10 11 2013

Denes Rocha

Neste artigo abordo o processo de modificação do sistema de sintonia do receptor Panasonic RF-562D, que é um dos pontos fracos deste equipamento. Não tem nada de complicado, bastando tomar cuidado com algumas coisas para não ter maiores problemas depois.

Material usado: cotonetes, graxa branca, grafite em pó ou algo similar e um pouco de paciência. 🙂

1º – Retirar os 4 parafusos indicados na foto abaixo e puxar devagar a tampa para liberar. Para abrir é só isso.

2º – Retirar também os dois parafusos indicados abaixo. Não é para retirar a placa do lugar, basta deslocá-a um pouco para poder lubrificar a cordinha e as roldanas, mas há um detalhe importante antes de fazer isso: desloque o ponteiro para o começo da faixa, pois o botão de sintonia é encaixado na placa somente de um jeito; se você mexer no botão de sintonia verá que a placa não encaixa direito e então será necessário girá-lo até se encaixem.

3º – O ponto chave está destacado na foto abaixo, a cordinha faz uma curva, deixando-a mais tensa do que é para ser. Acho que eles exageraram no cálculo da sua tensão. Do jeito que vem de fábrica a corda passa por cima do cilindro de plástico destacado em vermelho. Puxe lentamente a cordinha para retirá-la da curva e deixe-a reta. A foto abaixo foi tirada depois dos passos que citei agora. Infelizmente não tive a ideia de colocar de volta no lugar para tirar outra foto, mas o resultado deve ficar conforme a foto que segue.

A foto abaixo mostra como a cordinha deve ficar. A tensão nela será aliviada e o botão de sintonia trabalhará de forma mais confortável. As manchas brancas por onde passa a cordinha é da graxa branca. Ela não fede e deixa bem macio o sistema. Creio que sem graxa o resultado deve ser entre 95-100% satisfatório. Nunca saberei exatamente, pois a primeira ideia que tive foi passar a graxa e depois que descobri onde estava o problema. Não era mais possível retirá-la, mas isso não fez mau nenhum.

4º – Feito isso, recoloque a placa na sua posição inicial e faça leves movimentos para a esquerda e direita com o botão de sintonia para encaixá-lo no orifício correspondente. Você terá certeza que encaixou quando sentir o botão de sintonia um pouco mais pesado. Outro indicativo de que encaixou são os furos dos dois parafusos que se encaixam na placa já esperando os parafusos, Se quiser confirmar 100% que a modificação deu certo, coloque as pilhas e ligue o radio. O nível de conforto em comparação com o panorama original ditará seu nível de êxito.

Recoloque os dois parafusos, encaixe a tampa traseira, coloque os quatro parafusos e está pronto! Basta limpar e curtir as frequências com uma sintonia mais leve e precisa.

Segue um vídeo que demonstra um pouco do funcionamento do Panasonic após a modificação. Para visualizá-lo, clique aqui.

Artigo disponibilizado e adaptado mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

25 08 2014
Luiz Antônio Grillo

Olá amigo. Também comprei esse rádio. Sou um saudosista e, confesso que fiquei impressionado com a qualidade deste receptor. Em todos esses anos, nunca ouvi um receptor portátil com tanta qualidade de recepção. Só mesmo a PANASONIC para nos presentear com essa linda preciosidade retrô da tecnologia. Fiz a sua modificação. Ficou muito bom. Obrigado por disponibilizar sua experiência com a gente. Abraços. Grillo

25 08 2014
Ivan

Luiz,

Fico feliz pelo material disponibilizado ter ajudado.

73!

22 05 2016
Italo Foradini

Amigo, este rádio é bom? Onde encontro para comprar? Grato

4 07 2016
Ivan

Ítalo,

É um rádio analógico simples. Não dá para esperar nada de espetacular dele.

Recomendo a aquisição no eBay, haja visto que vendedores no Brasil cobram preços até 3 vezes superior ao valor original.

73!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: