Radio Reading Service

2 11 2013

Tom Williamson

A Radio Reading Service, anteriormente conhecida como Print Disabled Radio segue uma filosofia bastante popular nos últimos anos. Estações que transmitem programas voltados a deficientes visuais são bastante conhecidas na região do Pacífico. A emissora abordada neste artigo é reconhecida pela Receita Federal Neozelandesa como entidade de caridade e foi fundada em Março de 1985, com suas transmissões começando em Maio de 1987.

As transmissões são feitas pelas estações 2XA em 1602 kHz (ondas médias) e ZLXA em 3935 e 7290 kHz (a frequência de 5960 kHz substituirá os 7290 kHz, conforme a edição de abril do DXO). As transmissões em ondas médias tem alcance regional e em ondas curtas é nacional.

A emissora executa um serviço voluntário e os interessados em participar estão convidados a entrar em contato com ela. Também pedem a assistência de contatos comunitários e contribuições financeiras. Seu conteúdo é composto pela leitura completa de informações impressas em jornais, revistas e outros periódicos, transformando a palavra impressa em som.

Os estúdios e administração ficam no primeiro andar do Shopping de Levin. Tal cidade fica na Ilha do Norte, entre Palmerson e Masterton, próximo da Montanha Tararua e do Mar da Tasmânia, região esta bastante conhecida pela horticultura. Uma majestosa variedade de pássaros pode ser encontrada próxima ao Lago Papaitonga, que fica nas cercanias.

A ZLXA opera com 900 Watts, então a recepção em Ontário, é um grande DX. Detectei no verão um sinal provável, mas muito fraco, em 3935 kHz. Há registros de Dexistas que obtiveram confirmações de tal frequência. Uma boa antena é altamente desejável para melhorar suas chances de escuta. Não sei se o canal em 7 MHz foi captado por aqui – consegui fazer uma gravação com qualidade regular durante minhas férias na Austrália, na qual notei a presença de poucas identificações e o único indicativo citado foi o 2XA (do canal em ondas médias). O sinal em 75 metros tem maior probabilidade de escuta durante as nossas manhãs, entre 0700-0900 UTC. A emissora confirma os informes de recepção com um bonito QSL em amarelo/preto. O endereço é: PO Box 360, Levin 5500, Nova Zelândia.

Nota do tradutor: a emissora deixou de transmitir em ondas tropicais há alguns anos. Chegaram a sinalizar com a possibilidade de uma emissão especial de despedida na época, algo que nunca aconteceu por conta do mau estado em que estava o transmissor.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: