Brindes: uma das recompensas do hobby

27 10 2013

Rick Baker

O natal acontece uma vez por ano, mas com alguma sorte o carteiro pode entregar todos os tipos de “presentes” em sua caixa de correio o ano inteiro.

Um dos aspectos mais interessantes da busca de confirmações são os brindes que algumas estações incluem com seu PPC ou QSL. Vão de fotografias a panfletos e adesivos. Há também situações em que as estações incluirão materiais realmente espetaculares, além do desejado QSL.

“Ao longo dos anos colecionei uma quantidade razoável de brindes que chegaram com minhas confirmações de estações utilitárias”, diz o veterano Dexista Rick Albright, de Merced, Califórnia. “Comecei a registrar logs de estações utilitárias em 1955, quando estava no ensino médio (obtive meu indicativo radioamadorístico – KN6TBX – um ano depois), mas não levei à sério confirmá-las até meados da década de 1980, quando listas de frequências e endereços desse tipo de estação tornaram-se mais acessíveis. Todas foram monitoradas a partir da Califórnia, e como sou um ex-integrante da Marinha dos Estados Unidos, estações marítimas eram meu principal alvo. As respostas incluíram os seguintes presentes inesperados:

– Adesivos da Real Força Aérea (Grã Bretanha), Marinha Real Australiana, Marinha Real Neozelandesa, Marinha dos Estados Unidos e Corpo Militar Auxiliar de Sistemas de Rádio, Comando Marítimo das Forças Armadas Canadenses e várias linhas marítimas alemãs, incluindo a Senator e Jacob. O mais impressionante deles é um do USS Hayler, DD-997, conhecido como “The Blue Goose” (O ganso azul), seguido de perto por um mostrando um pássaro Kiwi com uniforme naval.

– Brasões coloridos de papelão em miniatura dos seguintes navios de guerra da Marinha Britânica: HMS Bristol, Lancaster, Norfolk, Fearless, Brave e Hecate.

– Um quepe de papel em azul e dourado da Unidade Auxiliar da Marinha Britânica, a Royal Fleet Auxiliary. Possui uma série de cortes no centro de forma que possa ser colocado na cabeça (tamanho único), deixando quem o usa com uma aparência “oficial”, com direito a coroa e âncora na viseira. Este é certamente o mais curioso dos brindes que recebi de uma estação utilitária!

– Uma genuína camisa do uniforme de verão com emblema bordado de operador de rádio do HMS Hecate, da Marinha Real Britânica.

– Um poster colorido com brasões dos navios de guerra da Marinha Real Britânica e outros com detalhes sobre o Serviço Auxiliar da Marinha Real Britânica.

– Fotos ou pôsteres de vários navios de guerra ingleses, australianos, neozelandeses, canadenses e norteamericanos (incluindo Guarda Costeira e Exército). Algumas fotos da Real Força Aérea Britânica e da Marinha dos Estados Unidos. Panfletos diversos.

– Uma camiseta com logotipo dos operadores de rádio do navio de cruzeiro Carla Costa.

Pequenas lembranças:

– Chaveiro, abridor de garrafa e broches da East-West Airlines (Austrália), chaveiro do petroleiro Exxon Philadelphia, broche da Marinha Canadense, broche e caneta do navio HMNZS Waikato, “jaqueta marítima” e broche do navio de passageiros Orient ’92 (Austrália).

– Inúmeras fotos de salas de rádio e manuais de navios mercantes. Um operador de rádio alemão enviou até mesmo uma cópia da licença para transmissão do navio!

– Um QSL “turbinado”. Um navio da Alemanha Oriental (Hettstedt/Y5OW) retornou meu PPC com alguns enfeites de autoria do operador de rádio, incluindo um bonito desenho do navio e contornos coloridos nos elementos impressos no cartão.”

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: