Radio Tawantisuyo

19 10 2013

O artigo a seguir foi escrito por Hirotsugu Nabeshima e retirado da edição 5 (1992) do boletim LA DXing (páginas 66-67), publicado no boletim Radio Nuevo Mundo e disponibilizado com a devida permissão.

Em Cusco há algumas emissoras de ondas curtas cujos sinais podem ser captados mundo afora. A Radio Tawantisuyo é a estação emissora mais antiga da cidade e tem sido captada em 4910 e 6175 kHz.

O sobrado em que a emissora está instalada fica na Avenida El Sol, a 15 minutos de caminhada da “Plaza de Armas”. Em 28 de Fevereiro de 1988 pude visitá-la. Como era um domingo não encontrei o pessoal administrativo, estando apenas o operador de áudio e o locutor. É melhor visitá-la nos dias úteis. Voltei no dia 1 de Março e desta vez conversei com a Sra. Hilda Ortega de Montesinos, Sub-Gerente. Ela não ficou muito surpresa com a minha visita. Creio que isso tenha ocorrido por conta de outros Dexistas já terem visitado a emissora. Ela me forneceu algumas informações conforme segue:

A Radio Tawantinsuyo opera nas seguintes frequências: 1190 kHz (OAX-7B/5 kW), 4910 kHz (OAX-7V/5 kW) e 6175 kHz (OAX-7C/5 kW). Todos os transmissores foram fabricados no Peru. A antena de ondas médias está a 63 metros de altura e a de ondas curtas é um dipolo a 12 metros. Tem como objetivo divulgar a música peruana, especialmente o folclore da região de Cusco. Existem planos de instalar um transmissor de FM no futuro. Foi fundada em 30 de Outubro de 1948 e transmite música folclórica e criolla assim como programas culturais, noticiários e esportivos, cobrindo os Departamentos de Cusco, Madre de Diós, Apurimac, Ayacucho, Puno e o sul do país.

Os valores para veiculação de anúncios são (em Intis): 20 segundos = I/24,00; 30 segundos = I/36,00; 30 segundos ou 60 palavras com 10 anúncios por dia durante um mês = I/ 4680.00.

O nascimento da emissora
Em 27 de Outubro de 1948 ocorreu um golpe de estado no país. A população ouvia apenas marchas militares no rádio e aguardava que eles assumissem o governo.

Don Raúl Montesinos nasceu em Cusco, estudou em La Paz e era engenheiro. Naquela manhã, Montesinos ia para casa depois de visitar sua fazenda nas cercanias pensando em ter uma emissora de rádio, mesmo porque tinha experiência ganha na Bolívia. O equipamento estava pronto para transmitir, mas não tinha a licença que havia solicitado há vários anos. Ao chegar em sua casa viu dois soldados junto à porta. Eles disseram que a licença havia sido liberada e seria entregue na condição de apoiar a ação dos militares pelo rádio e forçaram-no a instalar o transmissor em meio a um acampamento.

Ele instalou os equipamentos e começou a transmitir em 30 de Outubro de 1948 com o nome Radio Rural del Pera. Os militares controlaram a emissora por alguns meses. Posteriormente Montesinos ficou livre para dar vida a sua nova emissora. A Radio Tawantinsuyo é uma emissora bilíngue (transmite em Espanhol e Quechua) dedicada aos “Campesinos”. Transmitiu inicialmente em 1190 e 6175 kHz, posteriormente fazendo-o também em 4910 kHz.

Bibliografia: “O-A-X Cronica de la Radio en el Perú (1925-1980)”, de Alonso Alegria/Radioprogramas Editores, Lima, Peru. 1988.

Artigo disponibilizado no site do Dexista Don Moore e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: