A radiodifusão em Varna/Bulgária

29 09 2013

Adrian M. Peterson

A Bulgária fica no sudeste europeu, mais precisamente na região do Mar Negro, um grande mar que tem cerca de 1175 km de uma margem a outra. Suas águas são provenientes de cerca de seis rios de maior porte e os historiadores afirmam que houve uma época em que o ele não era um mar, mas um grande lago.

Naquela época o Mar Negro era ligado ao Mediterrâneo por por por um canal com 27 km de extensão conhecido como Bosphorus e que é conhecido como o mais estreito usado para navegação internacional. Sabe-se também que suas águas são menos salgadas que as do Mediterrâneo.

A maior cidade da costa do Mar Negro é Varna, com uma população de cerca de trezentos mil habitantes e que possui um fluxo de turistas na faixa de cinco milhões a cada ano. As principais atrações turísticas são as muitas praias, os spas com águas termais e antigas basílicas cristãs.

Originalmente conhecida como Odessus, Varna foi ocupada por Alexandre, O Grande; subsequentemente tornou-se um importante centro cristão, estabelecido provavelmente por Ampliatus.

A cidade de Odessus então tornou-se Varna e em 1949 foi renomeada para Stalin. Em 20 de Outubro de 1956 a cidade voltou a ser chamada pelo seu nome mais familiar, Varna.

A história da radiodifusão em Varna vem de longa data. Em 1896 foi assinado um contrato para importação de um transmissor primitivo para uso experimental pelo exército e correios. Devido ao fato de existir uma base do exército próxima de Varna, é provável que esse equipamento foi de fato utilizado.

O primeiro registro oficial de transmissões feitas na região de Varna ocorreu em 1912, quando o exército búlgaro instalou uma estação em Franga, distante 24 km a leste de Varna. Tal estação operou com Código Morse sob o indicativo FRG.

No ano seguinte, Varna era a única cidade da Bulgária com uma estação de rádio. Quando os indicativos foram regularizados por conta dos acontecimentos da I Guerra Mundial ele foi modificado para LZF.

Logo após a II Guerra Mundial, uma estação de rádio foi instalada em Varna usando um transmissor de fabricação alemã marca Lorentz com uma potência de 100 W e sob o indicativo LZW. Usava uma antena L invertida e foi erguida entre o topo de dois prédios no subúrbio da cidade: o Allianz Bulgaria e o Nettinvestbank.

A nova estação marítima foi inaugurada em 12 de Dezembro de 1947, e três dias depois outro transmissor Lorentz, desta vez com 2,5 kW, foi ativado a partir do segundo andar do edifício Yuchormanski. Em mais três dias a Varna Rádio foi reinstalada em um sobrado, com os transmissores no térreo e os receptores no andar superior.

Recentemente dois transmissores com 100 kW foram instalados na Radio Varna/LZW, embora não estejam visíveis no Google Earth na localidade em que foram instalados.

Em ondas médias um transmissor de construção local foi ao ar em 10 de setembro de 1934 com apenas 15 W em 1276 kHz. A cerimônia de inauguração ocorreu três meses depois, mais precisamente em 9 de Dezembro. A programação começou sendo produzida localmente, indo até o dia 7 de Janeiro de 1935, quando uma retransmissão de programação proveniente de Sofia foi inaugurada com base em um sistema telefônico.

Durante o ano seguinte, cinco toneladas de equipamentos foram importados para instalação em Varna, sendo transportados em sua última etapa de viagem em uma carroça puxada por oito cavalos. As primeiras transmissões de teste usando um equipamento com 2 kW ocorreram em 23 de Março de 1936 e seu uso regular começou no dia 21 de maio do mesmo ano.

A estação de Ondas Médias foi renovada e atualizada para contar com 10 kW em 1952.

Uma segunda estação em Ondas Médias com 30 kW na frequência de 773 kHz foi inaugurada no início dos anos 1970; dois canais adicionais, 981 kHz com 150 kW e 1143 kHz com 50 kW foram inaugurados na década de 1990. Em 2012, apenas o transmissor da estação de Varna continuava no ar, em 774 kHz com 75 kW; todos os outros foram fechados para migração a faixa de FM, primeiramente na Faixa 1 e seguindo para a Faixa 2 subsequentemente. A estação remanescente foi fechada, assim como a maior parte dos serviços em Ondas Médias e Curtas em território Búlgaro no final de Janeiro deste ano.

Entretanto, de real interesse da maioria dos Dexistas é a história da emissora regional de Ondas Curtas que levava ao ar a programação de Ondas Médias da Rádio Varna.

Existe a possibilidade de que a transmissão de Ondas Médias da Rádio Varna usava um equipamento de Ondas Curtas da estação marítima LZW desde meados de 1989. É provável que neste período dois transmissores de 100 kW foram instalados nesta emissora costeira, em uma fazenda localizada na região rural de Varna.

Em seu espetacular livro “Broadcasting on the Short Waves: 1945 – Today”, Jerome Berg informou que a programação da Rádio Varna em 1991 ia ao ar em Ondas Curtas aos Domingos apenas em 15330 kHz.

Durante um período a Rádio Varna/LZW retransmitiu a programação da emissora de Ondas Médias em vários canais de Ondas Curtas, incluindo 7400, 7600, 9300, 9500, e 9900 kHz. Inicialmente tais transmissões ocorreram nas tardes de sexta e depois foram reprogramadas para as tardes de domingo, geralmente com quatro horas de duração como retransmissão direta dos serviços de Ondas Médias e FM. O conteúdo consistia de retransmissões da Radio Horizont feitas pela Radio Sofia seguido por programas produzidos localmente pela própria Rádio Varna.

O serviço em Ondas Curtas da Rádio Varna foi ao ar durante poucos anos, começando em meados de 1989 e terminando em Setembro de 2011.

A Rádio Varna era conhecida por ser boa confirmadora de informes de recepção e muitos Dexistas da Europa, Américas e Ásia possuem o QSL deste programa em Ondas Curtas que ia ao ar apenas um dia por semana por um período de poucas horas.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: