A radiodifusão no Chipre: primeiros anos

21 09 2013

Adrian M. Peterson

Chipre é uma bela ilha com relevo acidentado localizada no extremo leste do Mediterrâneo, a apenas 95 km da costa do Oriente Médio e 65 km ao sul da Turquia. A ilha possui 210 km de um extremo a outro e 120 km de largura. Possui mais de um milhão de habitantes e sua capital é Nicósia. O nome Chipre é derivado da palavra latina cuprium, por conta das suas antigas minas de cobre.

As primeiras colônias datam do início da história do Oriente Médio; os primeiros colonizadores gregos migraram para a ilha por volta de 1200 aC. De acordo com lendas antigas, o Chipre foi a terra natal de Afrodite, ou Vênus como era conhecida pelos Latinos; o Cristianismo foi introduzido em 45 dC pelos missionários São Paulo e São Barnabas. Em 1489, a rainha cripriota Catherine Cornaro vendeu a ilha para a cidade mercantil de Veneza, na Itália.

Durante a era do colonialismo britânico o Chipre foi absorvido pelo império em 1878, embora não tenha sido declarada colônia da coroa até 1925. A Inglaterra concedeu independência ao Chipre em 1960, embora a soberania tenha sido mantida para bases militares por meio de tratados. A Turquia assumiu a parte norte da ilha em 1974. Junto com outras nações em crise financeira, no último ano o Chipre pediu socorro no valor de 17 bilhões de Euros.

Em 1872 a Eastern Telegraph Company inaugurou um serviço de cabo submarino ligando a ilha à Europa, e consequentemente ao resto do mundo.

Em 1911 Marconi anunciou a instalação de uma estação de alta potência em ondas longas para ligação com o restante do Império Britânico, da Inglaterra à Austrália e Nova Zelândia, mas este projeto nunca foi implementado. O governo colonial concedeu licenças radioamadorísticas em 1925, embora fossem apenas para recepção.

No início da década de 1930 os britânicos instalaram uma estação de comunicações marítimas e a localização provável foi a base Episkopi, 16 km a oeste da capital regional, Limassol. Mais recentemente tornou-se conhecido que a estação Episkopi estava localizada especificamente em Akrotiri, localidade vizinha da estação de ondas médias da BBC em Lady’s Mile.

Em 1959, conforme informava o WRTVH, uma estação de radiodifusão foi ao ar a partir do complexo britânico de Episkopi com transmissões diárias em Inglês das 1200 às 1530 UTC em 7130 kHz com ½ kW. Um serviço em Árabe também estava sendo planejado.

É provável que este novo serviço em ondas curtas, temporário e experimental, tinha por objetivo ser um “irmão maior” da Rádio Sharq al Adna.  Este novo serviço, com o nome de Radio Independent Transmitting Unit ITU foi ao ar aparentemente por não mais que alguns meses e o projeto pareceu ter sido transferido para a ilha de Malta em seguida.

Curiosamente a mesma estação foi ao ar em ondas curtas com outro serviço, sendo a provável localização do conhecido Lincolnshire Poacher. Esta emissora potente ia ao ar onze vezes ao dia, começando às 1200 UTC e indo até 2200 UTC e havia sempre três frequências paralelas em USB.

Essa estação clandestina foi batizada como Lincolnshire Poacher por conta de sua música introdutória, cuja versão instrumental foi retirada da canção folclórica inglesa que tem o mesmo nome. Ela transmitia mensagens codificadas para espiões no exterior usando blocos numéricos de uso único. Os números eram lidos por uma voz feminina produzida eletronicamente que consistia da apresentação de duzentos grupos de cinco números em cada ocasião.

Monitores informaram na época que o Lincolnshire Poacher foi ao ar no meio da década de 1970. A última transmissão conhecida, operada provavelmente pelo serviço de inteligência britânico MI6, ocorreu em 29 de junho de 2008. O indicativo dessa estação era MKE.

De volta à década de 1930 encontramos a informação de que outra estação de comunicações foi instalada em Limassol. Era um complexo temporário erguido em 1932 e substituído por outro permanente em Larnaca com o indicativo ZFE.  A estação ZFE foi ao ar em 5 de fevereiro de 1934 para comunicações com embarcações e de cunho internacional quando o serviço de cabo fosse interrompido.

Dezessete anos depois, uma estação modernizada foi construída tendo o transmissor instalado em Saranta Spilia e o receptor em Kolokoshi. A Cyprus Radio, operando sob os indicativos 5BA, 5BC e 5BG foi inaugurada oficialmente em 7 de maio de 1951.

Para transmissões especiais a Cyprus Radio usava para retransmissões os equipamentos da BBC de Londres. Em 19 de agosto de 1956 a Cyprus Radio fez uma retransmissão da BBC de Londres em nome da BFBS cipriota.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: