Rikisutvarpid

15 09 2013

Tom Williamson

A Islândia é a segunda maior ilha da Europa, bem ao norte do continente e cruzada pelo Círculo Ártico sobre a ilhota Grimsey. Possui uma área de 103000 km², um relevo bastante acidentado e cerca de 11% é coberto por geleiras. Também há fiordes e planícies arenosas. Sua origem é vulcânica e passa por erupções de tempos em tempos. A população é de pouco mais de meio milhão de habitantes, foi ocupada inicialmente por noruegueses e a partir de 1380 passou ao controle dinamarquês. Um período de  governo próprio abriu o caminho para a independência total em 1944. A atividade geotérmica e energia hidrelétrica são usadas pela população e a indústria. A pesca é a atividade econômica dominante.

A radiodifusão está sob controle do Serviço Nacional de Radiodifusão da Islândia (Rikisutvarpid), fundado em 1930 e sediado em Reykjavik, capital do país. No final da década de 1930, quando comecei no Dexismo, eles transmitiam no extremo superior da faixa de 25 metros com o indicativo TFJ. Atualmente, além da televisão há também duas emissoras principais em ondas médias e algumas regionais com serviços locais. Recentemente a legislação permitiu o estabelecimento de emissoras privadas em FM.

A emissora operou durante vários anos com um transmissor de 10 kW para transmitir programas em Islandês para a Europa e América do Norte nas faixas de 49, 41, 25 e 19 metros. Era melhor ouvida no Canadá em 13860 kHz durante a transmissão das 19:35-20:10; também operava em 15770 kHz no mesmo horário, mas nunca a captei. Outras transmissões ocorriam entre 14:10-14:40 nas mesmas frequências e 23:00-23:35 em 13850 e 11402 kHz. A identificação era “Utvarp Reykjavik” e era ouvida ao final da transmissão, embora ocorressem vez ou outra cortes abruptos.

A emissora era conhecida por seus bonitos cartões QSLs. O que recebi pode ser visto ao final desta postagem. Infelizmente ela deixou as ondas curtas há vários anos e permanece apenas em ondas longas, sendo captada com regularidade por Dexistas em vários países europeus.

RUV

RUV

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: