Meteor scatter em TV-DX

1 09 2013

Roy Barstow

O Dexismo de televisão por meteor scatter mudou muito com o advento de mecanismos de gravação. Antes o Dexista tinha de ficar em frente a TV, esperar que um sinal surgisse e no curto período de presença do sinal identificar a emissora. Com uma gravação você pode avançar e retroceder o conteúdo sem precisar mais levantar cedo. Você pode programar, gravar e revisar a gravação quando quiser. No passado, várias emissoras não transmitiam durante toda a noite e muitas deixavam no ar padrões de teste. Agora a maioria permanece no ar durante toda a noite. Com tudo isso a identificação das estações ficou mais difícil. As primeiras horas da manhã são as mais produtivas. Os melhores horários são entre as quatro e sete de manhã, de segunda à sexta feira, pois durante esse período muitas delas efetuam testes ou transmitem o noticiário local, e com isso muitas identificações ou logotipos podem ser captados.

Com a ajuda do meteor scatter você poderá preencher espaços em seus registros de captaçõess. A propagação por E esporádica proporciona captações de emissoras de distâncias entre 800 e 1900 km. O meteor scatter pode proporcionar recepções de estações distantes 95 km ou menos, mas a maior parte dista 480 a 1300 km. Nestes casos estamos abordando o meteor scatter em canais baixos. Mais adiante discutiremos esse mecanismo em canais altos.

Para captações dos canais baixos qualquer antena de TV é suficiente. O meteor scatter é basicamente uma E esporádica de pequena duração e mais fraca. A localização determinará o equipamento a ser usado. Quem mora perto de transmissores terá melhores resultados com antenas baixas. Os que vivem em localidades distantes de transmissores poderão ter antenas altas. Cada região possui seus problemas, então a menos que você viva próximo de transmissores, o Dexismo por meteor scatter o ajudará a captar o que por tropo e E esporádica não é possível.

Ao revisar gravações você poderá encontrar captações que não esperava. Eu mesmo ao repassar uma gravação de MS DX feita no canal 5 descobri uma abertura esporádica ao mesmo tempo em que um canal da Carolina do Sul foi captado. Foi uma emissora inédita para mim. Outras estações podem aparecer por tropo. Você também passará a saber facilmente o que as estações semi locais levam ao ar durante a madrugada e início da manhã.

Muitos creem que para o DX por meteoros é necessário apontar a antena de modo que a tela da TV apresente nada mais que chuviscos, mas na realidade o ideal é que exista um pouco de sinal de outra emissora. Talvez você já tenha notado durante uma abertura troposférica que uma emissora aparecerá mais forte quando passar sobre o sinal de outra. Então, se o canal já tiver um sinal fraco presente, essa condição aumentará a intensidade do sinal da estação recebida por reflexão meteórica, sendo que se estiver sozinha no canal precisará de maior intensidade para surgir.

Uma estação fraca, mas com sinal estável é recomendável. Já recebi sinais por MS quando o sinal da outra emissora estava em cores, mas isso é raro. Uma situação mais complicada ocorre quando a emissora presente sofre com desvanecimento e com isso é necessário verificar se o sinal é da estação semi-local ou por reflexão meteórica.

A gravação deverá ser executada em alta velocidade e você tem de estar alerta aos sinais por MS. Com alguma experiência você perceberá mais facilmente o que é e o que não é MS. Às vezes a presença de tropo e E esporádica tornarão essa tarefa mais difícil.

Com a execução da gravação em alta velocidade a tela parecerá escura com linhas mais claras. Quando um sinal por MS for captado aparecerá um lampejo na tela. Quando já houver a presença de um sinal a estação por MS aparecerá e será seguida por chuviscos. Este processo exigirá o retrocesso da gravação várias vezes.

Com mais de uma antena e receptor seus resultados serão obviamente maximizados. Também poderá fazer comparativos entre as antenas. Com um conjunto semelhante você poderá comprovar na prática que um sinal por MS no canal 2 chega antes de um mesmo sinal no canal 5 e que o primeiro permanecerá por mais tempo que o segundo. Ao identificar uma das estações você saberá que muito provavelmente a outra estação é da mesma região, caso as antenas estejam apontando na mesma direção.

Ao fazer registros das imagens tome cuidado com a mudança de frames pois ele pode tornar uma identificação que legível algo inútil. Confira seu trabalho sempre!

Ouvi certa vez que levantar a frente da antena ajuda nas captações por MS. Tenho duas antenas para os canais baixos no jardim e a frente delas foi erguida a cerca de quinze graus principalmente por conta de um muro em frente a elas. Após deixar uma delas mais alta e nivelada e fazer gravações por cerca de uma semana não percebi nenhuma diferença. Depois disso a baixei, ergui a frente e gravei por mais uma semana. Houve uma diferença: com a antena nivelada captei um determinado canal uma vez. Com a frente erguida, captei seis vezes.

Na parte baixa do espectro você captará muitos “pings” no canal 2 e ocorrerão captações um pouco mais distantes nos canais 3 a 6. As coisas são um pouco diferentes nos canais altos. Neles, a distância varia entre 500 e 1600 km. Um fato interessante sobre os canais altos é que quase toda estação captada será algo novo.

Nos canais baixos o sinal durará entre menos de meio a um segundo. O sinal poderá ser intenso e até mesmo apresentar-se em cores. Revise as gravações com muita atenção, pois em um piscar de olhos você poderá perder uma captação interessante! Antenas cortadas para o canal específico com amplificador renderão melhor. Tais captações são raras quando do uso de antenas baixas, a menos que você viva em uma região elevada. Use bons equipamentos e mantenha sua antena o mais alto possível.

O meteor scatter ocorre durante vinte e quatro horas por dia. Este mecanismo de propagação enriquecerá seu logbook, mas os resultados dependerão da gravação sistemática e persistência.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide FM/TV DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: