Informe DX de 1904

4 08 2013

Adrian M. Peterson

O ano de 1904 foi marcado por vários avanços na área de comunicações em vários países da Europa, América do Norte e Extremo Oriente, incluindo transmissões em Código Morse a partir de uma região em guerra.  Também ocorreram discussões sobre solicitações de socorro em Código Morse.

Em 7 de Janeiro de 1904 a Companhia Marconi recomendou o uso do código CQD como chamada de emergência internacional em Morse e tal sequência foi implementada oficialmente em 1 de Fevereiro. Durante o mesmo ano, a empresa de Marconi fechou um contrato com o governo inglês para instalar uma estação na Ilha Guernsey, a apenas 48 km de distância da costa da França.

A França também construiu uma estação que passou a usar o indicativo FF a partir da ilha Oussent, localizada no Atlântico, no ponto mais a oeste do continente. Na Dinamarca, Valdemar Poulsen desenvolveu um sistema de transmissão de voz em ondas longas na frequência de 100 kHz, conhecido como “arco cantante”.  Na Áustra, o Professor Otto Nußbaumer fez uma transmissão de música folclórica local usando um transmissor na faixa de 18 metros e o sinal foi captado por um receptor a 13 metros de distância. Tal evento é considerado pelos austríacos como a primeira transmissão de música feita no mundo.

No Canadá, a Marconi aumentou a altura do sistema de antenas na estação de Table Head (indicativo VAS) em 4,5 metros e a potência passou de 75 kW para 150 kW. A famosa estação da Marconi (indicativo CE) em Cape Race/Newfoundland foi inaugurada em 17 de Novembro.

Enquanto isso, rumo ao norte o exército construiu uma linha telefônica de Seattle/Washington a Sitka/Alaska, uma distância de quase 3220 km que contava com cabos submarinos em Norton Sound.  Entretanto, o movimento de geleiras causava quebras em tais cabos, então um link telegráfico sem fio unia esse sistema de comunicações com transmissores (3 kW) e receptores instalados em Fort St Michael (indicativo FM) e Safety Harbor (indicativo FD) cobrindo uma distância de 160 km.

Um migrante de Luxemburgo, Hugo Gernsback, fundou a Electro Importing Co em New York City; Reginald Fessenden transferiu seus equipamentos de Old Point Comfort/Virginia para Brant Rock/Massachusetts com o indicativo BO. Além disso, a marinha testou equipamentos de quatro fabricantes diferentes entre dois locais: Annapolis/Maryland e Washington DC.

A marinha também instalou uma estação no farol de Highland para comunicações entre navios e a costa. Muitos postais foram emitidos com imagens desta famosa estação.

A estação comercial SC, instalada em Siasconset, no extremo leste da ilha Nantucket (Massachusetts) passou a sofre com a sobrecarga de tráfego e mudou-se para um prédio maior do outro lado da rua.

A Feira Mundial de 1940 foi organizada em St. Louis/Missouri de 30 de Abril a 1 de Dezembro. O local cobria uma área de cinco quilômetros quadrados, tinha 120 km de ruas e 1500 prédios com itens de 63 países. Cerca de um milhão de pessoas visitaram essa grande exposição internacional.

A canção popular “Meet Me in St. Louis, Louis” foi composta especialmente para a Feira Mundial de 1904 por Andrew Sterling e Kerry Mills; e o ditado popular, “an apple a day keeps the doctor away,” (uma maçã por dia mantém o médico distante) foi introduzida pelo Professor J. T. Stinson em uma de suas palestras médicas.

O desenvolvimento das comunicações sem fio também fez-se presente na Feira Mundial e Lee de Forest adquiriu uma torre em Niagara Falls/Canadá e a reergueu no centro do terreno da feira. Um broche promocional declarava que a torre era a mais alta do mundo. Um total de dez estações receptoras foram instaladas em vários pontos da feira e o fluxo contínuo de transmissões em Código Morse foi captada em cada uma delas, demonstrando a capacidade da comunicação sem fio aos visitantes.

Na Califórnia, o jovem Francis McCarty efetuou transmissões de voz sobre a água a uma distância de 11 km com o uso de um telefone ativado por centelhamento. A Marinha Norteamericana inaugurou transmissões de previsão do tempo regulares em Código Morsea partir das estações TG (Mare Island) e TI (Yerba Buena, Califórnia).

Durante o verão de 1904, de Forest instalou uma estação comercial no Palace Hotel, na Market Street, em San Francisco, sob o indicativo auto-alocado e bastante óbvio PH.  Ela foi construída por Sydney Adams, que ficou famoso quando enviou a letra “S” através do Atlântico em Código Morse dois anos antes, na primeira comunicação transatlântica sem fio.

Na cena marítima, vários navios tiveram destaque na área de comunicações. Transmissões de teste com a com a embarcação de passageiros  “Campania” demonstraram que o aumento na altura da antena e os 100% a mais de potência na estação da Marconi em Table Head/Canadá proporcionou um aumento de cobertura de 320 km no Atlântico. Entretanto, uma série de nove meses de transmissões entre o “Campania” e a embracação “Lacania” foi considerada mal sucedida.

Os equipamentos da Marconi foram instalados em três navios da marinha: “New York”, “Massachusetts” e “Porter”; os equipamentos de Fessenden foram instalados em três outros navios da marinha: “Alabama”, “Illinois” e “Dolphin”.

Em 8 de Fevereiro de 1904 irromperam hostilidades no Extremo Oriente entre Japão e Rússia, uma guerra que durou quase dezenove meses e terminou em 5 de Setembro do ano seguinte. O London Times e o New York Times assinou contrato com a empresa de Lee de Forest em 1 de Janeiro de  1904 para a construção de duas estações a serem instaladas no teatro da guerra para o envio de notícias para a Inglaterra e Estados Unidos.

Essa história nós planejamos abordar com detalhes em outra ocasião.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: