História da Rádio Minsk

13 07 2013

Maarten van Delft

A Rádio Minsk possui o único serviço externo em Inglês na Bielorrússia. Ela é um dos departamentos da Radiodifussão Bielorrussa, a emissora internacional mais antiga do país. A ideia por trás da sua criação em 1962 era proporcionar a seus imigrantes (principalmente na Europa) uma ligação com sua terra natal. Originalmente as transmissões eram feitas apenas em Bielorrusso e tinham como foco a política, economia e cultura do país. Na época, a emissora era parte integral do sistema externo unificado de radiodifusão da União Soviética e os programas tinham que seguir o ponto de vista de Moscou quanto a questões mundiais em geral.

O fato das transmissões serem direcionadas ao ocidente afetou a natureza e estilo de reportagem da emissora. A administração em Moscou concluiu que as produções seriam mais convincentes e com melhor apelo se fossem mais ou menos comparáveis aos padrões internacionais. Diferentemente de outras emissoras domésticas do país, a equipe da Rádio Minsk contava com maior liberdade em sua cobertura e análise das notícias.

Em 1985 – no limiar da Perestroika – uma equipe de jornalistas da Radiodifusão Bielorrussa encampou a iniciativa de expandir sua audiência e lançar um novo serviço da Rádio Minsk em idioma Alemão. Eles tiveram que superar inúmeras barreiras burocráticas para obter a permissão de seus superiores em Moscou.

Após a queda da União Soviética em 1991, com o país no turbilhão que levou à sua independência, a Rádio Minsk teve a oportunidade de adicionar ao seu conteúdo tradicional um maior foco internacional e assim aumentar a interação entre a Bielorrússia e o resto do mundo. Entretanto, com exceção de vantagens óbvias, a independência também trouxe vários problemas que tinham – em grande escala – dificultado seu desenvolvimento, mas a emissora lutou para superá-los.

Em janeiro de 1998 novos programas em Inglês e Russo foram adicionados. O serviço em Inglês tem como foco a política, notícias econômicas da Bielorrússia e outros países da região e sua relação com o mundo, análises de assuntos atuais com ênfase em aspectos internacionais, cultura e música. Toda essa história começou no longínquo dia 17 de Novembro de 1925…

Artigo traduzido mediante autorização do Danish Shortwave Club International. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: