A história de Daventry – a maior estação de ondas curtas do mundo

20 04 2013

Adrian M. Peterson

Na época em que seu avô era jovem, provavelmente tenha ouvido em várias ocasiões a voz bem postada com o distinto, mas extremamente limpo sotaque britânico dizer “This is Daventry calling” (Aqui é Daventry chamando) ou “This is London” (Aqui, Londres). Seu avô podia estar girando o knob do receptor de ondas curtas da família ou por meio de uma retransmissão em ondas médias. De qualquer maneira, tal voz vinha de um pequeno estúdio em Londres e o transmissor que levava ao ar tais palavras ficava em Daventry, na região central da Inglaterra. Esta é uma história longa e interessante que obviamente começaremos pelos primeiros anos da BBC Daventry.

Na quinta parte da série sobre estação da BBC localizada em Daventry foi apresentada a história do Serviço Imperial feita por Gerald Marcuse em sua estação radioamadorística (G2NM) seguida pelo episódio em que foi apresentado o histórico da estação de ondas curtas G5SW a partir de duas localidades (Chelmsford e Daventry). A partir de agora será abordado o início da história da famosa estação de ondas curtas da BBC localizada em Daventry.

A história da cidade de Daventry remete aos primeiros vilarejos britânicos, bem antes do Império Romano. No ano 51 o exército romano conquistou a região e estabeleceu um acampamento em Daventry. No ano 1006 os dinamarqueses atacaram o local e plantaram um carvalho para marcar o centro da Inglaterra. A árvore é conhecida localmente como “Dane-Tree” (árvore dinamarquesa), ou, como pode ser visto no mapa da Inglasterra, Daventry.

Em outubro de 1931, após uma pesquisa detalhada em várias regiões metropolitanas, a administração da BBC em Londres finalmente decidiu instalar um grande transmissor de ondas curtas próximo a Daventry, que coexistiria com uma unidade de 25 kW da estação de ondas longas 5XX. Logo em seguida foram apresentados os planos para a instalação da nova estação de ondas curtas. Inicialmente dois transmissores STC com potência de 10 a 15 kW seriam instalados em um novo prédio, junto com um total de 18 antenas omni e direcionais.

No início de 1932, radioescutas dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia informaram ouvir transmissões de testes de uma estação em ondas curtas que usava o indicativo G5RX. Inicialmente alguns informativos diziam que essa série de transmissões de teste vinham da empresa marítima de transportes de passageiros “Empress of Britain”. Outros ouvintes diziam vir da nova estação de comunicações de grande porte localizada em Rugby e a revista australiana “Listener-In” informava de forma categórica que o indicativo G5RX era o usado nas transmissões experimentais da nova estação de ondas curtas da BBC em Daventry.

Para tornar a situação ainda mais confusa, o indicativo GRX foi usado posteriormente em Daventry para o canal de ondas curtas em 9690 kHz. E, além disso, Rugby foi ao ar de forma experimental logo em seguida com o indicativo G2AA.

Então, quem estava certo? É conhecido que os novos transmissores de fonia foram instalados em Rugby na mesma época do uso temporário do indicativo G5RX e que algumas vezes fizeram testes com retransmissão de programas. A revista norteamericana “Radio News” de outubro de 1933 trouxe a resposta. O indicativo temporário estava no ar não na estação de Daventry da BBC, mas na nova estação dos correios em Rugby, distante dezesseis quilômetros à noroeste e, para testes, retransmitia a programação da BBC à partir de recepção direta ou via telefone. Então, creio que o “RX” do indicativo G5RX era algum tipo de abreviatura para Rugby.

Confirmando essa afirmação, a revista australiana “Listener-In” informava que as primeiras transmissões de testes a partir de Daventry foram ao ar com o indicativo “emprestado” G5SW em 25 de outubro de 1932, ou seja, dez meses após o indicativo G5RX ir ao ar.

Voltando à história da estação de ondas curtas da BBC em Daventry… As transmissões de teste começaram em 25 de outubro de 1932 e outros ocorreram na metade de novembro com o indicativo GSE, com a letra “E” como abreviatura de “Empire” (Império). Entretanto, informes de recepção de diferentes localidades incluindo a Austrália indicavam que a cobertura era pobre e não alcançava as expectativas desejadas.

Então, alguns dias depois, em 19 de novembro, a BBC deu início ao seu famoso “Serviço Imprerial”, com as duas primeiras horas de transmissão começando às nove da manhã e direcionadas à Austrália e Nova Zelândia. O estúdio de produção dessas transmissões ao vivo ficava na nova “Broadcasting House” em Londres e era conectada à Daventry por meio de linhas telefônicas dedicadas.

Por conta da ocasião histórica, o Rei George V, fez o tradicional discurso do dia de Natal em 1932 conforme fotos tiradas no período revelaram e para isso um microfone foi instalado no Palácio de Buckingham. Para assegurar que o programa fosse ouvido com boa qualidade em todo o mundo, os transmissores de Rugby foram usados para retransmissão.

Em uma iniciativa para melhorar o serviço em ondas curtas, a BBC reformou o transmissor da estação G5SW em Chelmsford, elevando sua potência para 20 kW e o reinstalou no centro transmissor de ondas médias (5GB) em Daventry. A inauguração ocorreu em 19 de maio de 1935.  Além disso, a BBC anunciou que dois transmissores adicionais de alta potência (100 kW) seriam instalados posteriormente.

Um total de 95 acres adicionais ao território já existente em Daventry foram adquiridos e nele posteriormente erguida uma construção grande o suficiente para abrigar tais transmissores, o “Empire Service Building”. Vinte e cinco antenas adicionais foram instaladas, sendo quatorze delas reversíveis.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: