Estações utilitárias boas, regulares e más pagadoras de QSL

6 04 2013

Martin C. Barry

Se você nunca tentou confirmar uma estação utilitária ou se como eu já fez isso mas apenas em algumas poucas ocasiões, talvez seja a hora de pensar em uma mudança. Na verdade o fato de redigir os logs das estações escutadas é apenas metade do que o Dexismo Utilitário pode proporcionar. Não há nada mais gratificante que receber uma confirmação por escrito pelo correio, além da sensação de ter mantido contato com uma estação distante e de alguma maneira até mesmo participar (mesmo que de forma obscura) do seu dia a dia.

Nas colunas dedicadas a confirmações recebidas em boletins Dexistas você terá acesso a dados de uma boa variedade de estações utilitárias e seus endereços, sabendo assim que estão confirmando os informes recebidos. A taxa de retorno por informes enviados é surpreendentemente boa. Há inclusive um experiente Dexista Utilitário que mantém um banco de dados de suas confirmações e informa que recebe as respostas após uma média de 50 dias – em alguns casos, em menos de uma semana.

Se você estiver realmente interessado em obter confirmações, tenha em mente que algumas estações de fácil sintonia não chegam a ser consideradas como utilitárias por alguns Dexistas mais experientes. Emissoras de sinal horário como a WWV e CHU são fáceis de captar. Assim como um peixe que não oferece desafio ao pescador, estas captações não podem ser consideradas de alto nível.

Mas, ao invés de sermos categóricos e falarmos sobre as estações ‘fáceis’ e ‘difíceis’, é mais interessante discutirmos os rótulos de emissoras ‘boas’, ‘regulares’ e ‘más’ pagadoras de QSL. O que representa uma confirmação simples para um Dexista pode se tornar rara em um futuro nem sempre tão distante. Às vezes a sorte ou outros fatores inesperados podem fazer uma grande diferença.

A estações da guarda costeira dos Estados Unidos e Canadá são consideradas como ‘confiáveis’ pagadoras. Suas transmissões de boletins meteorológicos (como as da NMN Commsta Portsmouth), são captadas regularmente em ondas curtas e destinadas ao público em geral. Assim sendo, coloque-as como alvos primários. Por outro lado, quando as mesmas emissoras transmitem informações de tráfego são menos amigáveis com relação aos informes de recepção. Lembre sempre destas dicas. A menos que seja uma estação Volmet (que transmite boletis meteorológicos destinados à aviação) ou outra transmissão cuja informação transmitida seja destinada ao público em geral, no seu informe você deve citar apenas quem estava em contato com quem, a qual hora UTC, em qual frequência e modo. Nunca cite o nome de uma pessoa de forma a tornar este um meio de identificar a transmissão. Caso não tome este cuidado estará transpondo a estreita linha que separa o Dexista Utilitário do bisbilhoteiro indesejável. Uma explicação breve sobre o hobby em sua carta também pode ajudar.

Para estações que estejam nos Estados Unidos, militares ou costeiras, envie um PPC e um envelope pré-endereçado. Para estações fora dos Estados Unidos, envie o PPC, selos atuais do país de destino (este tema será abordado em breve) e uma etiqueta com o seu endereço. Como os tamanhos padrão para envelope são variáveis entre os países, o uso da etiqueta com endereço é uma boa opção. Se quiser, torne este procedimento padrão independentemente do país para onde enviar o informe. Em alguns casos, o próprio envelope em que é enviada a resposta pode se tornar um interessante item a se manter arquivado. Companhias privadas de transporte marítimo ou mesmo navios de guerra utilizam envelopes muito bonitos.

É amplamente conhecido que embarcações de guerra não aparecem com muita frequência nas coleções de Dexistas Utilitários. Entretanto, as Marinhas da Austrália e Britânica são conhecidas por serem boas pagadoras. O mesmo vale para estações costeiras militares.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: