Estações horárias

3 02 2013

Tom Williamson

DAM

Neste artigo abordarei um tipo de estação que é incluída por alguns Dexistas na categoria de “emissora utilitária”, ou seja, as destinadas à transmissão de sinais horários e frequência padrão. A maior parte delas transmitem pulsos a cada segundo com variações que permitem a calibragem de equipamentos científicos. Algumas apenas transmitem os pulsos de segundos que soam como uma emissão telegráfica.

OMA

Suponho que as estações mais conhecidas sejam a norteamericana WWV, de Fort Collins e a WWVH, do Havaí. A última, em 10 MHz, é uma excelente referência nas manhãs para a recepção da KWHR em 9930 kHz, caso você ainda não a tenha captado.

CHU

Os tempos mudaram e infelizmente houve cortes nas transmissões em HF e algumas ficaram restritas às ondas longas, tornando a recepção mais difícil (entre os exemplos estão o Observatório de Paris e a japonesa JJY) ou apenas em 2,5 e 10 MHz. Várias deixaram de transmitir: OMA (na época, da Checoslováquia), DAM (Alemanha) e VNG (Austrália).

Observatoire de Paris

Entretanto ainda há opções interessantes como a CHU (Canadá), YVTO (Venezuela) e HD2IOA (Equador). As estações CHU e WWV normalmente enviam panfletos bastante detalhados sobre seus equipamentos e creio que a prática não tenha cessado. De qualquer maneira também são conhecidas como excelentes pagadoras de QSL. Maiores informações podem ser encontradas no WRTH.

IGMA

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: