O receptor Sony XDR-F1HD

12 01 2013

Nick Langan

Sony XDR-F1HD

Recentemente adquiri o sintonizador Sony XDR-F1HD e tive a chance de usá-lo nos últimos dias conectado a antena APS-13 sob condições de tropo abaixo da média. Fiquei intrigado por conta da avaliação efetuada por Brian Beezley em http://ham-radio.com/k6sti/xrd-f1hd.htm na qual ele descreve o equipamento com excelente para a recepção analógica na faixa de FM. Minhas conclusões:

Pontos positivos: Extremamente seletivo. Definitivamente o sintonizador mais seletivo que já usei, com diferença significativa em comparação com o Sangean HDT-1 e levemente melhor que o Yamaha TX-900 modificado. Com a antena direcionada para uma emissora distante 10 km (WPST – 50 kW) a WFME é captada sem muita interferência. O sinal da WFME fica mais ruidoso quando a antena é apontada para a WPST, mas tanto no Sangean como o Yamaha ela é totalmente sobreposta. No mesmo nível está a capacidade de lidar com intermodulação, que novamente o coloca como o melhor sintonizador que já vi desta categoria. Não consegui encontrar nenhuma intermodulação em todo o dial enquanto no Sangean e no Yamaha foram encontrados alguns sinais do gênero quando apontei a antena para a WPST, WKXW e até mesmo para estações de Roxborough. Verifiquei que, assim como no receptor Boston Acoustics HD Recepter, alguns sinais mais fracos tem o áudio “cortado” quando apontei a antena para uma emissora local como a WPST, mas este foi o único defeito do gênero que encontrei. O sintonizador também parece bastante sensível, pois pude encontrar mais duas emissoras de baixa potência em 94,9 e 95,3 durante a noite, enquanto o Yamaha sofria com intermodulação e o Sangean com interferência de canais adjacentes em ambas frequências.

Pontos negativos: A avaliação de Brian descreve o sintonizador como possuidor de boa performance na manipulação de ruído de IBOC em canais adjacentes. Em minha localização não pude notar nenhuma diferença em comparação com o Sangean e o Yamaha, então fiquei um pouco desapontado. O mostrador de RDS do Sony em comparação com o Sangean é bastante inferior. O Sony não mostra o código “PI” como o Sangean e não parece ser tão rápido na decodificação de RDS quanto ele. Não notei nenhuma diferença entre o Sony e o Sangean quanto a decodificação de sinais em HD.

Muito foi postado na lista de discussão do WTFDA sobre este sintonizador e algums Dexistas de FM o adquiriram e estão muito satisfeitos. Os que possuem a versão modificada do Yamaha T-85 confirmam que o Sony é igual ou levemente melhor que ele. Ainda tenhamos pouco interesse na captação de emissoras AM em HD, este sintonizador é mais sensível neste ponto que o Sangean HDT-1. Entre os recursos dele está FI variável, o que praticamente elimina a interferência de canais adjacentes sem sacrificar a qualidade do áudio. Há também um eficiente filtro eliminador de ruído. O controle remoto responde facilmente. Ele possui dois botões para avanço e retrocesso: um para sintonia regular e outro para as memórias (vinte disponíveis). O sintonizador possui o tamanho de um rádio de carro. Várias funções são acessíveis a partir de botões na sua parte superior. O mostrador possui três graus de brilho. A entrada de antena usa conector tipo F. A conexão a um amplificador é feita por meio de dois conectores RCA. Não há saída para fone de ouvido. O indicador de sinal lembra o de um telefone celular e possui três barras. O botão liga/desliga está no lado esquerdo da parte frontal. Não há possibilidade de entrada direta de frequência. A sintonia é feita por meio das memórias ou botões de avanço/retrocesso.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide TV/DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

3 06 2013
Cristiano Sales

Olá amigo, muito bem detalhadas suas conclusões sobre o aparelho, melhor explicação impossível! Gostaria de saber em que loja ou site adquiriu, parece que no brasil não tem a venda este aparelho… E mais uma vez parabéns!

5 06 2013
Ivan

Cristiano,

Em primeiro lugar agradeço o comentário. Adquiri o meu na época do lançamento no Ebay.

Por conta de ter saído de linha e ser muito bom, ele tem alcançado valores que chegam ao triplo do praticado na época do seu lançamento.

Caso não queira pagar esse valor (que eu particularmente acho injusto), há bons equipamentos por preços mais baixos que vez ou outra aparecem no próprio Ebay, como o Yamaha T-85 e Kenwood KT-6040 (tenho um e gosto muito do seu rendimento).

73!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: